Prática e econômica, a crossover Honda NC 750X chega em versão 2020, custando R$ 33.980, sem nenhuma alteração mecânica, apenas com as novas cores azul ou vermelha perolizadas e a verde fosca.
Lançada em 2012, a NC, de New Concept, surpreendeu a todos com seus dotes e qualidades diferenciados em relação à todas as motocicletas da categoria 750 cilindradas, com um motor de alto torque em baixas rotações e melhor faixa de aproveitamento nas médias, visando máxima eficiência e aproveitamento do combustível, consequentemente, o mínimo de emissões de poluentes.
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O motor de 745 cc utiliza os pistões e as bielas do Honda Fit, por isso alguns dizem que a NC usa meio motor do Fit 1.4. O propulsor da NC tem os dois cilindros inclinados à frente, o que ampliou o espaço entre o motor e o chassi para que fosse instalado o útil porta malas na moto, com capacidade para guardar até um capacete integral.
O motor tipo OHC é refrigerado a água e utiliza injeção eletrônica PGM-FI, com um acerto perfeitamente equilibrado entre economia e performance, que faz o motor render 54,4 cv de potência máxima em 6.250 rpm e torque máximo de 6,94 kgf.m em baixas 4.750 rpm. Em diversos testes que fizemos na cidade com a Honda NC 750X, ela chegou a fazer 32 km/l. Na estrada ela fica entre 25 e 30 km/l rodando a 120 km/h. Rodando a 80 km/h na estrada cheguei a ver 40 km/l no computador de bordo, marca excelente para um motor sete galo e perfeitamente adequada para a proposta da motocicleta.
Grande destaque para o compartimento de 22 litros posicionado onde normalmente é o tanque das motocicletas e o tanque propriamente dito, foi parar embaixo do assento. Na mesma fechadura onde se abre o porta malas, abre-se o assento da garupa para ter acesso ao bocal do tanque de combustível, com capacidade para 14,1 litros de gasolina.
O chassi é bem peculiar, uma estrutura tubular em aço, com uma balança também em aço com o sistema Pro-Link ligado a um monoamortecedor apenas com regulagem na pré carga da mola e que permite um curso de 150 mm para a roda traseira. Na dianteira, uma suspensão convencional dotada de um sistema de válvula variável que atua conforme a velocidade do mergulho das bengalas, mas não tem regulagem nenhuma. A progressividade das suspensões é muito boa, mas ela não aceita com boa vontade estradas de terra muito esburacadas, principalmente a dianteira, porém, ela oferece muito conforto e performance no bom asfalto.
Sistema de freios sem novidades, com o disco único dianteiro casado com a pinça Nissin com ótima pegada e um único disco traseiro que auxilia perfeitamente a estabilidade do conjunto nas frenagens mais fortes, tudo assistido pelo ABS.
Novidade mesmo só por conta do painel digital em LCD tipo black out, que conta agora com a função ECO que pode ser personalizada com cores diferentes. O painel é bem completo e conta com marcador de combustível, indicador de marcha e computador de bordo com consumo médio e instantâneo.
A iluminação é em LED na dianteira e traseira garantindo a sofisticação e modernidade, mas as setas continuam com lâmpadas convencionais, sem destoar do conjunto.
O conceito da Honda NC 750X é excelente, uma motocicleta despretensiosa que alia perfeitamente uma ótima posição de pilotagem com muito conforto, um rodar macio e livre de vibrações com muita economia, praticidade e facilidade de condução. Uma motocicleta pronta para levá-lo em qualquer lugar.
A Honda NC 750X conta com 3 anos de garantia, sem limite de quilometragem e o Honda Assistance com cobertura que abrange o Brasil, Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia.