A Honda revelou a linha 2023 de CB 500F e CB 500X com novas opções de cores, além de melhorias nas suspensões, freios e no sistema de iluminação. Consideradas pela marca a porta de entrada para as motocicletas de alta cilindrada, elas começam a chegar às concessionárias em maio.
Tanto CB 500F quanto CB 500X estreiam na linha 2023 novas suspensões dianteiras invertidas e separadas da Showa do tipo SFF-BP USD com com 41 mm de diâmetro. O modelo é semelhante ao usado na linha 650, com amortecimento hidráulico em uma bengala e de mola na outra, mudança que, segundo a Honda, melhora a reação do sistema às imperfeições do piso, favorecendo a pilotagem.
Na traseira o sistema permanece com o mesmo conjunto único de mola-amortecedor com cinco níveis de regulagem na carga da mola, mas com ajuste modificado para trabalhar melhor com a nova suspensão dianteira. A balança foi redesenhada e agora possui travessa de reforço transversal, ficando mais leve e resistente à torção, também favorecendo a maneabilidade.
Os freios das motos da linha CB 500 da Honda também foram alterados. Elas possuem um par de discos dianteiros do tipo Wave de 296 mm de diâmetro, que substituem o único disco simples de 310 mm utilizado na geração anterior. Esses discos são mordidos por pinças de quatro pistões cada, com fixação radial na CB 500F e axial na CB 500X. Na traseira o conjunto foi preservado, ou seja, freio com disco único de 240 mm em ambas as motos.
Detalhes das novas Honda CB 500
As rodas das duas motos também mudaram e ficaram mais leves. Na naked elas têm 17 polegadas, cinco raios, formato de Y e são calçadas com pneus nas medidas 120/70 na frente e 160/60 atrás. Já na crossover, a roda da frente recebeu raios mais estreitos para poder comportar os novos discos de freio. As medidas foram preservadas, assim como os pneus de uso mistos 110/80-R19 na dianteira e 160/60-R17 atrás.
A linha 2023 das motos CB 500 segue com iluminação full-LED, mas o farol dianteiro de ambas foi revisto para oferecer um facho de luz com uma distribuição mais equilibrada. Ambas continuam oferecendo de série freios ABS e painel de instrumentos digital com iluminação de alto contraste. A CB 500F ganhou um novo para-lama dianteiro, inspirado no da CB 650R, enquanto a CB 500X teve o radiador redesenhado, agora mais leve e que se une de maneira harmoniosa ao banco, laterais e rabeta.
Ambas as motos receberam novos faróis de LED, pensados para uma distribuição mais homogênea do facho de luz. A dupla permanece trazendo de série também itens como iluminação completa por LEDs, freios ABS e painel de instrumentos digital com iluminação de alto contraste. A CB 500F recebeu ainda um novo para-lama dianteiro, enquanto a CB 500X teve o radiador redesenhado.
Disponíveis com as pinturas prata metálica, preto fosco e vermelha, a linha 2023 de CB 500F e CB 500X começa a chegar às lojas da Honda em maio, ao preço sugerido de R$ 39.100 para a naked e R$ 41.600, valor base para o DF. Ambas possuem garantia de três anos sem limite de quilometragem.