A Honda apresentou o primeiro sistema de embreagem automática do mundo, batizado de E-Clutch. Revelado pela marca há alguns dias no Japão, é capaz de controlar eletronicamente a embreagem, permitindo partidas, mudanças de marcha e parada sem a necessidade do motociclista acionar o manete.
A marca ainda não forneceu muitos detalhes a respeito da operação do Honda E-Clutch, mas afirma que ele opera de forma totalmente eletrônica, dispensando os cabos e controles presentes nas atuais embreagens convencionais.
Segundo a Honda, o novo sistema pode ser operado da forma convencional, ou seja, com o motociclista acionando a alavanca antes da troca mesmo com a embreagem controlada eletronicamente.
LEIA MAIS:
- Com nova cor, Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP 2024 parte de R$ 193.500
- Moto de Ouro: as quatro concorrentes do segmento Touring
- DCT Tour: revisando conceitos sobre a tecnologia
A fabricante destaca que isso permite que o sistema seja utilizado por pilotos de diversos níveis, que podem se concentrar mais na diversão e no conforto durante a pilotagem.
Nesse sentido, vale destacar que o E-Clutch não automatiza a troca das marchas como faz a transmissão DCT de dupla embreagem da Honda.
Por fim, o novo sistema, por fim, pode ser instalado em diversas motocicletas sem a necessidade de grandes alterações nos motores e modelos já existentes, finaliza a marca em seu comunicado oficial.
Siga a MOTOCICLISMO nas redes:
Instagram | Facebook | Youtube
Twitter | GoogleNews
Apesar da marca ainda não ter informado quais serão os primeiros modelos que vão ganhar este novo recurso, nós já noticiamos há alguns dias que no Japão circula a informação de que CB 650R e CBR 650R devem receber o E-Clutch em um futuro próximo, possivelmente na linha 2024. Para saber mais é só clicar aqui.
Quer concorrer a uma Bajaj Dominar 160? Então participe do prêmio MOTO DE OURO! Assim você ajuda MOTOCICLISMO a eleger as motos e marcas mais queridas do Brasil! Clique aqui e participe!