A Honda apresenta a nova CRF250R 2022, sua arma mais poderosa para a classe MX2 do Campeonato Mundial de Motocross.
A nova CRF250R 2022 chega com pequenas alterações no motor e um novo chassi emprestado da mais recente CRF450R. O conjunto emagrece em relação à geração anterior, com um motor mais performático, um chassi significativamente revisado, uma embreagem reforçada com 9 discos e um novo visual gráfico completamente em vermelho.
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O motor de 249,4 cm³, DOHC de 4 válvulas e refrigeração líquida, chega na sua versão 2022 representando um novo passo no quesito performance, com a Honda declarando um ganho de 10% na potência e 15% no torque, com benefícios especialmente em baixas e médias rotações. As mudanças incluem um cabeçote mais eficiente, uma caixa de ar 78% maior (agora com 4,1 litros), um bico injetor reposicionado a 60 ° (antes com 30°) e um duto de escape mais reto.
Agora o escapamento adota um único silenciador, substituindo as duas ponteiras do modelo anterior. O coletor de escapamento com saída direta melhora o fluxo de gases queimados e economiza 1,7 kg no peso do conjunto.
A embreagem ganha um disco adicional e agora tem 9 discos, aumentando a superfície de atrito para evitar fadiga nas solicitações extremas, e conforme a montadora japonesa, contribui para aumentar o desempenho e a durabilidade em 21%, também aliviando a carga na alavanca de embreagem em 4%.
O chassi de duplo feixe de alumínio está em sua oitava geração e é praticamente o mesmo da CRF450R de classe mundial da MXGP com a qual Tim Gajser competiu no ano passado. O novo chassi tem feixes laterais mais estreitos e 700 g mais leves que a versão anterior. A geometria do chassi também foi alterada visando maior agilidade em baixas velocidades, com novas medidas de trail e cáster para diminuir a distância entre-eixos, que agora passa de 1.486 mm para 1.477 mm. A balança traseira de alumínio apresenta um novo equilíbrio de rigidez, com braços e pontos de ancoragem mais estreitos e o Pro-Link revisado.
O garfo invertido Showa de 49mm totalmente ajustável foi reajustado e ganha 5mm no curso para atingir um total de 310 mm. Na traseira, o monoamortecedor Showa tem passagens maiores de óleo do pistão interno para melhorar a capacidade de resposta, e uma mola de aço 120 gramas mais leve. O vão livre do solo aumentou 6 mm, chegando agora a 333 mm, enquanto o peso a seco fica agora em 104 kg, 3 kg a menos que o modelo anterior.
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A eletrônica embarcada oferece o sistema HRC de Controle de Lançamento com 3 opções e o sistema de seleção de mapeamento de motores (EMSB) conta com três modos de pilotagem, o padrão, o suave e o agressivo, permitindo aos pilotos adequarem instantaneamente as características do motor conforme as condições da pista ou de sua experiência. As atualizações chegam também na CRF250RX 2022. O preço da nova Honda CRF250R no mercado americano é de $ 8.099, algo em torno de R$ 41.660 numa conversão direta.