Lançada na Índia em agosto, a CB 300F foi patenteada pela Honda no Brasil. As imagens que ilustram este texto constam em um documento publicado pela marca do site do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual, o INPI.
Vale destacar que mesmo com a patente assegurada, isso não garante que ela será vendida em nosso país, ou seja, apenas resguarda à Honda os direitos sobre visual e configurações deste interessante modelo.
A nova motocicleta, que por enquanto é oferecida exclusivamente no mercado indiano, chama atenção por ter um visual streetfighter, rementendo a modelos de maior cilindrada, além de trazer um pacote superior ao oferecido pela CB 250F Twister, moto que representa o “próximo passo” dentro do portfólio da Honda para quem quer subir de cilindrada e continuar pilotando uma moto da marca da asa.
LEIA MAIS:
Chinesa Davinci mira mercado europeu com modelo futurista
Produção de motos até outubro é a melhor desde 2014
Ducati Diavel V4 é eleita a mais bela motocicleta do EICMA 2022
A CB 300F está equipada com um motor monocilíndrico de 293 cm³, propulsor que entrega potência máxima de 24,1 cv a 7.500 rpm, 2,6 kgf.m de torque a 5.500 giros e que está ligado a uma transmissão de seis velocidades com embreagem deslizante e assistida.
Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas mídias sociais!
– Instagram – Facebook – YouTube – Twitter
A título de comparação, nossa CB 250F Twister também é alimentada por um motor monocilíndrico, porém com 249,5 cm³ de capacidade e que entrega 22,4 cv de potência máxima e 2,26 kgf.m quando a moto está abastecida com gasolina. No etanol estes números são levemente superiores (22,6 cv e 2,28 kgf.m). O propulsor da Twister também atua em conjunto com uma transmissão de seis marchas, porém utiliza embreagem convencional.
A Honda CB 300F dispõe de freios a disco tanto na dianteira quanto na traseira, com ABS nas duas rodas. Já a CB 250F Twister pode ser encontrada tanto em versões com freios CBS ou ABS. A moto indiana ainda inclui em seu pacote itens como controle de tração, iluminação full-LED e suspensão dianteira com garfo invertido, itens que o modelo brasileiro não oferece nem como opcionais.
A pequena streetfighter da Honda também ainda traz de série painel digital com 5 níveis de brilho e indicador de marcha, tomada USB e conexão com smartphones via Bluetooth, recursos que também não são encontrados na Twister.
Outro ponto a ser considerado é o preço. Na Índia, a CB 300F é comercializada com valores partindo de 225.900 rúpias, cerca de R$ 14.700 em conversão direta. Já a Honda CB 250F Twister parte de R$ 18.420 no Brasil, valor sem frete e praticado para a versão CBS. Com ABS, ela sobe para R$ 19.590, também sem frete.
Você gostaria de ver a Honda do Brasil oferecendo a nova CB 300F no lugar da CB 250F Twister? Deixe sua opinião nos comentários.