A Honda acaba de apresentar a nova NC 750X com significativas mudanças estruturais e tecnológicas. Para o Brasil a grande novidade é a versão de câmbio automatizado DCT, que será importada do Japão.
Mas as mudanças na NC 750X foram profundas e vão além da adoção do câmbio DCT, que já existia há algum tempo em outros mercados. O design está mais moderno e, segundo a Honda, também mais funcional aerodinamicamente falando.
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Design da nova Honda
As linhas da NC 750X ficaram mais evidenciadas com mais ângulos e passagens de ar, que não só a embelezam, mas também tem função aerodinâmica. Agora a proteção do piloto é maior e os defletores laterais, além de melhorar a refrigeração do motor desviam o ar quente das pernas do pilotos.
Honda NC 750X: muitas novidades
Além de ficar muito mais bonita, a NC 750X, está 13 quilos mais leve também, só o chassi emagreceu 1,8 quilos. A Honda desenvolveu o chassi com desenho que permitiu o reposicionamento da bateria e do tanque de combustível, para melhorar a distribuição de peso.
Ele também foi desenhado para ampliar em um litro o compartimento interno para objetos (onde nas motos tradicionais está posicionado o tanque de combustível), agora a capacidade é de 23 litros.
O novo design do chassi também permitiu baixar em 3 cm o banco, melhorando o apoio dos pés no chão, ajudando também os pilotos mais baixos nas manobras e no estacionamento da moto.
Alimentação e exaustão do motor
O motor ganhou pistões redesenhados e o sistema de balanceiros também foi modificado. O sistema de alimentação foi revisto e ficou mais generoso, assim como o de exaustão, que ganhou um catalisador mais moderno e eficiente.
O catalisador oferece mais rapidez na saída dos gases e maior contra-pressão, evidenciando a melhora do torque e permitindo respostas mais incisivas em baixa e média rotações.
As modificações no motor e sistema de escapamento lhe renderam uma aumento de potência da ordem de 7%, ou seja, 4,1 cv a mais, agora ele entrega 58,6 cv a 6.750 rpm e a zona de corte do motor subiu 500 rpm.
Os controles eletrônicos agora tem quatro modos de pilotagem (Standard, Sport, Rain e User) que atuam sobre controle de tração, freio-motor e entrega de potência. No modo User é possível ajustar os parâmetros separadamente.
Agora a NC 750X tem embreagem assistida e deslizante que, segundo os engenheiros da Honda, ficou com o acionamento 20% mais leve, além de permitir reduções bruscas sem o travamento da roda traseira.
Câmbio
Os engenheiros optaram por encurtar as três primeiras marchas do câmbio para dar mais ímpeto nas repostas ao giro do acelerador nas arrancadas, melhorando o uso urbano. As três últimas marchas foram alongadas para manter o bom consumo de combustível e baixar o giro do motor em velocidades mais altas, com menor nível de vibração.
Suspensões e freio
Tanto a suspensão dianteira quanto a traseira foram recalibradas e agora as duas tem 120 m de curso. Na dianteira a bengalas são Show DBV (Dual Bending Valve), as quais tem ajustes de pré-carga da mola na unidade da esquerda e as vias hidráulicas na da direita.
Os freios foram mantidos, consiste em um disco de 320 mm de diâmetro na dianteira, mordido por uma pinça de dois pistões, atrás o disco tem 240 mm e pinça de pistão único, ambos assistidos por ABS.
Acessórios
A Honda vai oferecer uma série de acessórios para os proprietários da novas NC 750X, entre eles destacam-se: cavalete central, top case e alforjes laterais rígidos, protetor lateral e farol de milha. Todos podem ser adquiridos separadamente.
Versão com câmbio DCT
A Honda, teve sucesso com o lançamento da Africa Twin de câmbio automatizado e dupla embreagem, conhecido como DCT. Agora a marca da asa traz para o Brasil a NC 750X com esta tecnologia, versão que já existe na Europa e, acredite, segundo a Honda vende mais que a versão de câmbio mecânico.
A nova NC 750X em versão standard (câmbio mecânico) deve chegar às concessionárias no final de fevereiro, início de março com preço sugerido de R$ 46.700 (+ frete). As cores disponíveis serão vermelha e azul.
A versão de câmbio DCT ainda não teve o preço definido e deve chegar ao Brasil, importada do Japão no final de abril, início de maio. A versão DCT da NC 750X estará disponível nas cores vermelha e branca.