A Harley-Davidson está trabalhando em mais dois novos modelos fora dos segmentos custom e touring onde atua desde sempre. Café Racer e Flat Tracker são os nomes dos modelos que foram registrados no instituto europeu EUIPO (Oficina de Propriedad Intelectual de la Union Europea), órgão semelhante ao nosso INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).
Os desenhos mostram que a Harley-Davidson está obstinada em variar e ampliar os segmentos em que atua, assim como a naked (ou streetfighter) Bronx e a maxitrail Pan America, recentemente lançadas nos Estados Unidos e já confirmadas para vir para o Brasil. Os dois novos modelos e seus desenhos já dizem tratar-se de uma neo clássica e uma moto estilo flat track (semelhante às que correm nos ovais de terra batida nos Estados Unidos), elas deverão ampliar a gama de produtos norte-americana.
Veja também:
Harley e Yamaha pausam atividades em prevenção ao coronavírus
City Speedster, o scooter elétrico da Harley-Davidson
King of Kings: conheça a ganhadora do concurso da Harley-Davidson
O motor nos desenhos e nas fotos que circulam pela internet é o mesmo bicilíndrico em V a 60°de 1.250 cm³ e refrigeração líquida, o Revolution Max, que equipa as novas Bronx e Pan America. Segundo a fábrica o motor é capaz de render 145 cv.
Harley-Davidson Café Racer
A Café Racer tem o estilo do próprio nome, uma clássica com perfil bastante esportivo ao mesmo tempo, guidão baixo, pedaleiras recuadas, farol redondo envolto por uma pequena carenagem e sobre ela uma bolha para proteger o painel. Na dianteira a suspensão tem bengalas invertidas multireguláveis e o sistema de freio foi montado com pinças radias de quatro pistões da italiana Brembo.
O design da traseira inclui uma rabeta minimalista e banco tipo monoposto. A balança tradicional é de alumínio e recebe dois amortecedores com regulagem. A Café Racer tem a tradicional transmissão final por correia dentada. O escape tipo dois em um tem a ponteira pouco acima da altura do eixo da roda. As rodas de liga são de 17 polegadas de diâmetro e têm desenho de dez raios e estão calçadas com pneus de perfil esportivo.
Harley-Davidson Flat Tracker
Diferente da Café Racer, a Flat Tracker tem guidão mais alto e mais próximo do piloto e suas pedaleiras não são tão recuadas, fazendo parecer que a posição de pilotagem é mais relaxada, o banco também é monoposto com e possui pequena rabeta. O farol de LED é pequeno e retangular e o painel também é pequeno.
Assim como na Café Racer, a Flat Tracker tem suspensão dianteira invertida e pinças de freio radiais Brembo, já na traseira a balança é tubular e a suspensão monoamortecida. As rodas de liga e 17 polegadas tem dez raios duplos e os pneus que calçam são Dunlop DT3, igual ao das corridas dos ovais de terra batida.
O volumoso sistema de escape sai sob o assento, ao estilo scrambler, pelo lado direito da moto, e o suporte de placa, com piscas acoplados, é ancorado na balança (pelo lado esquerdo) e o conjunto parece flutuar sobre o pneu traseiro. Na Flat Tracker a relação final é por corrente e não por correia dentada, como na Café.
A Harley-Davidson já havia confirmado a vinda da Bronx e da Pan America para o Brasil ainda em 2020, se o Coronavírus não atrapalhar ainda poderemos vê-las este ano por aqui. Se a marca norte-americana, conseguir (por conta da pandemia) manter sua tradição de mostrar suas novidades para o próximo ano em agosto, provavelmente é quando devem ser mostradas ao mundo.
Nova moto elétrica?
Sem confirmação por parte da Harley, ainda foram divulgados desenhos de duas motocicletas elétricas que integrariam o segmento junto com a Live Wire, ao estilo Flat Track, uma aparentemente pronta para competição, já que não tem farol, piscas ou suporte de placa, a outra versão de rua. Estas duas devem demorar um pouco mais para aparecer.