Vários protótipos de uma GasGas adequada para uso em estrada e off-road com o novo motor KTM 400 foram vistos em testes perto de Barcelona, na Espanha. A marca foi adquirida pelo grupo KTM Pierer Mobility em 2020, e é conhecida principalmente pelos seus modelos de motocross e enduro.
No entanto, pouco depois da compra total das ações, o CEO Stefan Pierer anunciou o desejo de expandir sua gama a modelos de estrada, entre 125 e 390 cm³. Agora, os primeiros protótipos da nova versão foram avistados em testes na Espanha e na Áustria.
Detalhes da nova GasGas 400 Adventure
Aparentemente, trata-se de uma pequena Adventure que emprega o novo motor moncilíndrico, que também será usado nas próximas Husqvarna Vitpilen 401, assim como na KTM 390 Duke e outros modelos do grupo. Adventure são duas ‘dual sport’ feitas para estradas pavimentadas, a GasGas 400 é descaradamente adequada para uso off-road, um sinal claro disso é a roda dianteira de 21 polegadas, que raramente é encontrada nesta classe, os pneus Metzeler com sulcos profundos, o garfo invertido e o braço oscilante bem robusto.
O estilo deste protótipo inicial, provavelmente pretende ser algo semelhante a moto de rally, com a qual a GasGas venceu o último Rally Dakar, tendo como piloto o britânico Sam Sunderland, que deu à marca espanhola o seu primeiro troféu no mais desafiador rali do mundo. O design moderno significa, acima de tudo, uma frente acentuada com um para-brisas alto, que oferece boa proteção contra o vento.
A GasGas 400 Adventure deverá ser o modelo de referência para a nova linha de design da marca, com futuras máquinas seguindo suas linhas. O banco, que parece ter sido retirado da trail ES 700, e que foram recentemente apresentados na supermoto SM 700, pode dar lugar a uma construção mais confortável quando a moto estiver pronta para a produção em série.
ES 400 é um nome possível para esta nova opção. Com base no e desenvolvimento do protótipo, é provável um início de produção no decorrer de 2024. A única questão ainda em aberto é o local das operações, uma vez que a fábrica da GasGas, recém-construída perto de Barcelona, destina-se apenas à produção de motos de teste. Por isso, a série 400 com seus modelos irmãos Husqvarna e KTM devem sair da linha de montagem no parceiro de cooperação de Bajaj, em Pune, na Índia.