Parece que uma nova Aprilia RS440 está para chegar ao mercado. Rumores sobre o renascimento da Moto Guzzi Stelvio circulam desde o final de junho, com várias fontes a sugerirem que o seu lançamento irá acontecer antes do final do ano, possivelmente até no EICMA de Milão, em novembro.
Na frente da Aprilia, a RS 440 tem gerado entusiasmo por vários meses, e o Grupo Piaggio alimentou ainda mais essa possibilidade no início deste ano, discutindo os seus planos de desenvolvimento para uma moto esportiva Aprilia de 400 a 450 cm³.
Agora, em julho deste ano, temos evidências da Aprilia RS 440 em ação, graças a uma série de fotos de espionagem captadas pela imprensa internacional. Curiosamente, acompanhando a RS 440 nestas imagens, está outra motocicleta camuflada do Grupo Piaggio, provavelmente a nova Moto Guzzi Stelvio, baseada na plataforma da recente V100 Mandello.
LEIA MAIS:
Possibilidades da nova Aprilia RS 440
Além disso, a RS 440 surge camuflada com os plásticos de uma RS 660 para distrair os mais curiosos: na verdade, assim ela passaria mais despercebida!
Mas vendo os detalhes encontramos as diferenças para a irmã RS 660. Entre outros atributos, a moto só tem um disco de freio dianteiro, enquanto a 660 tem dois. Além disso, monta um garfo diferente e muito mais leve à frente.
Portanto, pode ser que a nova RS 440 deverá competir com a Kawasaki Ninja 400 e Yamaha R3. Como as duas máquinas japonesas, ela está equipada com um motor bicilíndrico paralelo, a grande moda do momento.
O que está claro é que o projeto está bem avançado, pois enquanto as primeiras fotos foram feitas na Índia, um vídeo já foi feito na Europa. Aliás, os rumores apontam para a sua chegada no próximo ano e para o mercado europeu.
Mais potente que a Kawasaki Ninja 400?
Sabemos que a potência máxima que a Aprilia RS 440 poderá ter será de 48 cv, mas isso depende não só do que se pode extrair do motor como também do peso da motocicleta. E é que os regulamentos lá de fora não são apenas uma questão de potência máxima, mas também de relação peso/potência.
É por isso que, por exemplo, que a Ninja 400 tem 45 cv. Ou seja, quanto mais leve a moto for, e principalmente se estiver abaixo de 175 kg com o tanque de combustível cheio, menos potência terá do que se estiver acima dessa medida.
Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas mídias sociais!
– Instagram – Facebook – YouTube – Twitter
De qualquer forma, ainda há um longo caminho a percorrer para conhecermos todos os detalhes de uma máquina que pode abrilhantar muito a categoria, e que pode ser bem divertida como as demais rivais.
Agora só falta confirmar qual será a cilindrada e o nome final, mas RS 440 é uma boa opção. Os segredos devem ser revelados no próximo EICMA. Vamos aguardar!