A nova BMW R 1300 GS está a caminho! Imagens espiãs divulgadas em diversos sites internacionais mostram um protótipo durante testes off-road em uma pista de enduro na Alemanha com a big trail em ação.
A R 1250 GS é a moto mais vendida do segmento em diversos países, entre eles o Brasil. Por aqui, o modelo contabilizou 3.680 unidades emplacadas em 2020, enquanto até maio deste ano foram registradas mais de 1.600 unidades, segundo a Fenabrave.
O protótipo visto nas imagens está bem camuflado e certamente ainda não mostra a estética definitiva para a nova R 1300 GS. Na área frontal é possível ver as linhas remodeladas, sem o clássico farol da linha GS, que foi trocado por uma nova lente mais arredondada e posicionada na ponta, mais afinada e aerodinâmica, seguindo o design empregado na crossover S 1000 XR.
No centro dessa nova dianteira está o radar frontal para gerenciamento do controle de cruzeiro adaptativo, função que já é empregada em alguns modelos da BMW Motorrad no exterior, como a R 1250 RT oferecida no velho continente. O para-brisa da motocicleta segue com pequenas dimensões, enquanto no painel de instrumentos há uma generosa tela colorida em TFT.
Veja também:
KTM 450 Rally Replica: 80 unidades exclusivas da moto oficial do Dakar
Conheça as motos que o Brasil é campeão mundial em vendas
Usada da Vez: BMW R 1200 GS, uma devoradora de quilômetros
O motor do protótipo da nova BMW R 1300 GS estava coberto por uma camada de tecido para dificultar a obtenção de informações sobre sua forma e configuração. Apesar disso é possível verificar que o layout da admissão e do escapamento não muda. O sistema de válvula variável ShiftCam, que estreou na linha GS em 2018, também será preservado.
Também é esperado que a usina seja mais potente do que os atuais 1.254 cm³ do boxer bicilíndrico que move a R 1250 GS, mas o desempenho em termos de torque e potência não será muito alterado por conta das restrições das normas Euro5+, que farão sua estreia em 2024 e são mais rigorosas no que diz respeito aos níveis de ruído. E justamente por causa desse item é esperado que o modelo ganhe um novo escapamento com uma ponteira redesenhada e mais compacta.
A tampa do tanque parece ser uma única peça, integrada com as coberturas do radiador, que aparenta ser bem maior do que a peça que equipa a atual geração da GS. Segundo os colegas austríacos da Motorrad Magazin, é possível que a BMW invista em dois novos modelos GS: a M 1300 GS, mais voltada a clientes adeptos do off-road e concorrente da KTM 1290 Super Adventure R, e a R 1400 GS, que chegaria para ocupar o posto de modelo topo de linha, que atualmente pertence a R 1250 GS Adventure.
Pelas imagens também é possível deduzir que o chassi terá algumas alterações, apesar de permanecer com a estutura em treliça de aço. As suspensões seguem Telelever e Paralever, enquanto as rodas terão 19 polegadas na dianteira e 17 na traseira.
Pelo atual estágio do protótipo não parece haver tempo hábil para que a nova R 1300 GS faça sua estreia até 2022, então ela deve ser revelada pela BMW Motorrad apenas no próximo ano e chegará às estradas já como modelo da linha 2023 da marca alemã. Vamos acompanhar as cenas dos próximos capítulos!