A Kawasaki apresentou a nova Z H2 no Salão de Tóquio. Após mexer com a curiosidade dos fãs da marca divulgando curtos teasers nas últimas semanas sobre a nova naked da Casa de Akashi, a primeira moto naked da marca japonesa equipada com supercharger foi mostrada ao público no evento realizado nesta quarta-feira, 23 de outubro, na capital japonesa.
O grande destaque da Kawasaki Z H2 é a presença do compressor no motor. O propulsor tem quatro cilindros em linha refrigerados a água com 998 cm³, e entrega potência máxima de 200 cv. Ele pode ser configurado para diversos tipos de motociclistas, desde iniciantes até os mais experientes, por causa da tecnologia embarcada no modelo.
Veja também:
KTM divulga teasers da nova 1290 Super Duke
Nova Yamaha MT-03 2020 é lançada na Europa
Moto de Ouro 2019: Conheça as concorrentes
Quatro modos de entrega de potência ajudam o usuário a definir o estilo de pilotagem. Três deles são pré-definidos (Sport, Road e Rain), além do Rider, que pode ser totalmente personalizado. O piloto também pode escolher a potência do motor. Quando completa, entrega 200 cv. No nível médio esse número recua para 150 cv, e quando a seleção vai para o nível baixo, o propulsor entrega 100 cv.
As suspensões são Showa, enquanto freios Brembo são responsáveis por parar a Z H2. Recursos eletrônicos como controle de tração, assistência para gerenciamento de curvas, sistema antiderrapante, controle de partida, controle de cruzeiro e quick-shifter são controlados por uma central desenvolvida pela Bosch. A transmissão é de seis marchas e, graças ao sistema quick-shifter da Kawasaki não é necessário apertar a alavanca nas trocas de marcha.
A Z H2, que é a versão naked da esportiva Ninja H2 e passou a ser a opção topo de linha da família Z, possui chassi de treliça de tubos de tamanhos diferentes. O braço oscilante, tal qual ao da ZX-10RR, é conectado ao motor por meio de um suporte parafusado na traseira do motor.
Esteticamente, a Z H2 segue o estilo Sugomi das irmãs da linha Z. Os faróis em LED são assimétricos e a entrada de ar na dianteira ajudam a dar o estilo invocado da nova naked da Kawasaki. O painel em TFT é colorido e mostra todas as informações para que o condutor verifique a situação da moto, bem como as configurações eletrônicas. Estas podem ser modificadas por meio do aplicativo Kawasaki Rideology, que pode ser instalado no smartphone do proprietário. Mas apenas com o motor desligado.
A distância entre eixos é de 1.445 mm, enquanto o assento está a 885 mm do solo. O tanque de combustível tem capacidade para 19 litros, e o peso da Z H2 abastecida é de 239 quilos. A nova naked da Kawasaki às concessionárias em 2020, e não há previsão para que ela desembarque no Brasil. Mas uma coisa é certa: queremos ela por aqui!