Em breve, a LiveWire vai expandir a sua gama atual de motos elétricas com a entrada da LiveWire Del Mar no portfólio. O lançamento está previsto para o segundo trimestre de 2022, juntando-se a LiveWire One, que já estará disponível neste momento.
Jochen Zeitz, CEO da Harley-Davidson e da LiveWire – nome que deixou de ser de um modelo elétrico para batizar a divisão elétrica da marca de Milwaukee – foi quem anunciou a data que o próximo modelo elétrico será introduzido no mercado. A motocicleta será a primeira a utilizar a plataforma modular Arrow, o que a torna mais leve e mais fácil de produzir, com custo bem abaixo da LiveWire One, por exemplo.
Leia mais:
Triumph avança de fase em projeto de moto elétrica
BMW projeta eletrificação em scooters e motocicletas até 2025
MOTOCICLISMO 289: veja os destaques da nova edição
LiveWire Del Mar: detalhes ainda misteriosos
Ainda não sabemos como vai ser o design da S2 Del Mar, mas é provável que se assemelhe a uma moto de ‘flat track, até porque o seu nome é inspirado na famosa pista da Califórnia de corridas de cavalos que tem recebido inúmeras provas da modalidade ao longo dos anos. A LiveWire Del Mar é descrita como uma motocicleta elétrica potente e ágil, uma base para futuras variantes.
No entanto, um documento enviado aos acionistas da ABIC (AEA-Bridges Impact Corp.) fornece algumas informações sobre a arquitetura da máquina e da plataforma ARROW. Esta última foi completamente desenvolvida pela equipe da LiveWire, incorporando o conjunto de baterias, parte eletrônica e motor como elemento primário da ciclística, otimizando a eficiência do desempenho, o peso e o custo.
O conjunto de baterias contém 21.700 células cilíndricas, um formato relativamente novo de células de íons de lítio adaptado por empresas como a Tesla, Samsung e LG. Esse formato oferece uma maior densidade de energia em relação ao mais comum, de 18.650, ao mesmo tempo que proporciona mais segurança e confiabilidade.
A arquitetura Arrow incorpora o conversor DC-DC, inversor e carregador de bordo, compartilhando componentes como o circuito de arrefecimento e os feixes de cabos para reduzir o tamanho, peso e partilha de chips, reduzindo assim o número de microprocessadores necessários. O motor foi desenvolvido internamente pela LiveWire, com um design de transmissão direta, com magnetismo e configurações escaláveis.