Em julho a Ducati apresentou o ‘Ducati World Premiere 2024’, um programa de seis episódios com a intenção de anunciar algumas novidades para o seu line-up. Dessa forma, a marca de Borgo Panigale prometeu novos modelos para todos os estilos: do deserto às montanhas, passando pela cidade e, claro, pelos circuitos de corrida.
E a primeira máquina a ser revelada foi a versão em edição limitada da Monster, designada Ducati Monster 30 Anniversary’.
Uma das novas motos pode ser essa que vemos nestas fotos de espionagem vindas da Itália, que parece ser uma inédita monocilíndrica. De fato, várias publicações estrangeiras divulgaram estas imagens, referentes ao protótipo de uma Ducati Hypermotard com motor monocilíndrico.
Isto pode ser metade do V2 1260 da anterior Multistrada bicilíndrica, resultando num monocilíndrico com cerca de 630 cm³ e que poderia ser muito potente (entre 70 e 80 cv), ou por outro lado, metade do motor de uma Panigale V2, deixando de lado a possibilidade de se tratar de dois cilindros paralelos muito compacto, já que se nota dois escapes saindo pela traseira.
LEIA MAIS:
Mistério da Ducati: um monocilíndrico mais forte ou um já conhecido bicilíndrico?
De acordo com as fotos, parece ser uma motocicleta muito compacta, munida de um quadro tubular que utiliza o motor como elemento estrutural. Não falta um garfo invertido e uma suspensão traseira com articulações.
Na dianteira há um único disco de freio, assistido por uma pinça Brembo radial de quatro pistões. Na realidade, tudo aponta para que este novo motor venha equipar também uma nova naked e uma trail.
Lembramos que o único monocilíndrico Ducati da era moderna é o supermono, que já tem um bom tempo de mercado. Teremos que prestar atenção aos próximos capítulos do evento online da Ducati.
Vamos ficar atentos para ver se a grife italianada dará mais detalhes. Até lá, ficamos na especulação, como bons amantes do mundo das motos que somos.