A Ducati acaba de confirmar uma nova versão de alta especificação para agregar a família Streetfighter V4. A confirmação chega através da Agência de Proteção Ambiental dos EUA que listou a Streetfighter V4 SP ao lado do Streetfighter V4 e V4S como modelos certificados para 2022.
O motor da Streetfighter V4 SP permanece o mesmo V-4 de 1.103 cm³, com 208 cv de potência e 12,5 kgf.m de torque máximo. Na Casa de Borgo Panigale, as letras “SP” significam “Produção Esportiva” e foram usadas pela primeira vez na Ducati 851 e mais recentemente na Panigale V4 SP, e denotam um modelo de produção com especificações técnicas para torná-la mais rápida e precisa na pista. A versão SP da Panigale V4 pode nos adiantar algumas dicas sobre o que esperar da Streetfighter V4 SP.
Veja também:
KTM RC 8C se esgota em menos de cinco minutos
Ducati Panigale V2 Bayliss presta homenagem ao maior campeão da casa
Harley-Davidson Road King Special é um clássico com pegada esportiva
A Panigale V4 SP vem equipada com rodas de fibra de carbono, pinças de freio dianteiras Brembo Stylema R e uma bomba radial Brembo MCS com Sistema de Clique Múltiplo (MCS) e ajustador remoto. A Ducati afirma que as rodas de fibra de carbono da V4 S são 3 quilos mais leves que as rodas de alumínio forjadas. A Streetfighter V4 S usa rodas de três raios de alumínio forjadas similares às da Panigale V4 S, então podemos esperar que a versão SP ganhe as rodas de fibra de carbono.
As pinças Stylema R usam pistões diferentes, derivados das motos de corrida, com orifícios de ventilação radial que a Brembo afirma que ajudam a reduzir a temperatura do fluido de freio, melhorando significativamente o desempenho. O cilindro mestre radial Brembo 19.21 MCS oferece ajuste de distância e razão variável, permitindo que o piloto altere a distância da alavanca de freio e personalize a sensação de frenagem.
A Panigale V4 SP vem equipada com uma embreagem seca STM EVO-SBK de alumínio, com a Ducati reivindicando um antibloquei da roda traseira mais eficaz. A embreagem seca também permite alguma personalização trocando as molas secundárias por unidades mais firmes para evitar uma possível fadiga em condições extremas de uso nas pistas.
Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas mídias sociais!
– Instagram – Facebook – YouTube – Twitter
Outras características que podemos esperar na Streetfighter V4 SP são as pedaleiras de liga de alumínio anodizado e diversos acessórios de fibra de carbono. A data de lançamento e os preços da nova Ducati Street Fighter V4 SP ainda não foram revelados, mas é bem provável que ela chegue às lojas até o final de 2021.