A Ducati acaba de revelar a nova Panigale V4 SP2, uma versão ainda mais invocada de sua superesportiva com vocação para as pistas e que tem itens herdados da moto utilizada no Mundial de Superbike. A novidade da fabricante de Borgo Panigale tem um sistema de freios de alta especificação, embreagem seca e inúmeros itens em fibra de carbono. Ela também é entregue com um kit para uso em pista que inclui tampas em alumínio, kit para remoção dos retrovisores e tampa da embreagem em carbono.
As cores da série especial também são diferenciadas. A nova superbike italiana será disponibilizada somente com a pintura Winter Test, onde a cor preta contrasta com detalhes em prata metálico e vermelho, coloração que também evidencia suas peças em fibra de carbono, como asas aerodinâmicas, para-brisa, protetores de calcanhares e rodas, que além de conferir mais estilo deixam a superbike mais leve. Itens em alumínio como balança, guidão e pedaleiras, além da bateria em ion-lítio, também cooperam para a redução do peso da motocicleta.
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A nova série especial da superesportiva italiana também é movida pelo motor Desmosedici Stradale de 1.103 cm³, com quatro cilindros em V inclinados a 90º e virabrequim contra-rotativo. Para ela, a Ducati adotou alguns elementos técnicos que resultaram em aumento de potência e melhora nas respostas.
O motor entrega 215,5 cv a 13.000 rpm e 13 kgf.m de torque em 11.000 giros, mas esses números ainda podem crescer se o escape em titânio da Akrapovic, disponibilizado como opcional, for incorporado à moto. O acessório deixará a superesportiva 5 kg mais leve, e fará com que seu propulsor renda incríveis 228 cv de potência e 13,3 kgf.m de torque máximo. A transmissão da Panigale V4 SP2 é de seis velocidades e vem com quickshifter bidirecional e embreagem deslizante e assistida, além da embreagem à seco herdada da moto que disputa o WorldSBK.
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As suspensões, assinadas pela sueca Öhlins, possuem ajustes eletrônicos tanto na dianteira quanto na traseira. Na frente o sistema dispõe de garfo invertido NPX25/30 com 43 mm de diâmetro totalmente ajustáveis eletronicamente, enquanto atrás o sistema monochoque utiliza o modelo TTX36. Os freios ficam por conta da italiana Brembo, que utiliza o modelo Stylema R na dianteira combinado com um cilindro mestre radial MCS, que permite ajustar as configurações em três níveis de acordo com a preferência do piloto.
O painel da Ducati Panigale V4 SP2 traz uma tela colorida em TFT de 5 polegadas, conectávle ao smartphone e que exibe todas as informações necessárias para operação da moto e acesso aos recursos de assistência à pilotagem. Há quatro modos disponíveis (A, B, Sport e Street), e outros quatro de entrega total de potência (Full, High, Medium e Low), além de controles de tração, anti-wheelie, controle de largada, de freio motor, monitoramento de pressão dos pneus, cronômetro e tempo de volta.
Disponível em edição limitada, a nova Ducati Panigale V4 SP2 está disponível na Europa ao preço sugerido de 39.750 euros, algo em torno de R$ 218.000, valor que certamente deve inviabilizar a sua oferta no Brasil. Ou caso ela venha, será mais uma moto que poucos sortudos terão acesso.