A Ducati Monster comemora 30 anos em 2023. O modelo, que é um dos mais icônicos da casa de Borgo Panigale, soma mais de 350 mil unidades negociadas ao redor do mundo e sempre marcou época com seu chassi em treliça de aço, que recentemente saiu de cena para a estreia de uma versão atualizada, em alumínio, mais leve e capaz de oferecer tanta emoção na pilotagem quanto as primeiras Monster.
E para comemorar suas três décadas de história, a Ducati acaba de lançar uma versão mais do que especial, a Monster 30º Anniversario. Inclusive a nova edição especial da Monster é a primeira atração da Ducati World Première, websérie em que a marca italiana apresenta os seus modelos para o próximo ano.
Ela terá tiragem limitada em 500 unidades no mundo inteiro, todas devidamente numeradas, certificadas e identificadas no guidão, e tem como alguns de seus diferenciais os grafismos nas cores da bandeira italiana, além de logomarca comemorativa bordada no assento, rodas e bengalas dianteiras pintadas de dourado.
Outra melhoria interessante que a Ducati realizou para a Monster 30º Anniversario está no peso. A casa de Borgo Panigale retrabalhou alguns componentes do motor e conseguiu deixá-la ainda mais leve, pesando 184 kg contra 188 kg da versão padrão.
LEIA MAIS:
- Brasil ganha 12 milhões novos motociclistas em 10 anos
- Bajaj estreia no Capital Moto Week e abre loja em Brasília
- KTM Duke 990 2024 é flagrada em testes na Europa
De resto, a Monster preservou os seus já invocados dotes. A naked italiana é empurrada pelo motor Testastretta 11º, um dois cilindros de 4 válvulas com refrigeração líquida e distribuição desmodrômica, usina capaz de entregar 111 cv de potência e 9,4 kgf.m de torque.
As suspensões contam com componentes Ohlins, enquanto os freios são Brembo Stylema com discos de 320 mm na frente e 245 mm atrás. Ambas rodas são de 17 polegadas e estão equipadas com pneus Pirelli Diablo Rosso IV nas medidas 120/70 e 180/55, respectivamente.
Na eletrônica, a Monster 30º Anniversario dispõe de ABS atuante em curvas, controle de tração, de empinada e de largada, todos com ajustes para diversos níveis de intervenção, além de bateria de lítio, contribuindo para um menor peso da moto. Já os modos de pilotagem (Esporte, Estrada e Chuva) permitem ao piloto ajustar a dinâmica da moto de acordo com as condições da pista.
Por fim, toda exclusividade tem o seu preço, e com a Ducati Monster 30º Anniversario não poderia ser diferente. A moto chega aos concessionários Ducati da Itália por 17.940 euros, cerca de R$ 93 mil em conversão direta. Será que veremos alguma unidade no Brasil? Vamos acompanhar!