A Dodge Tomahawk é uma moto conceito de quatro rodas apresentada pela Dodge no Salão Internacional do Automóvel em 2003, chamando a atenção do público com seu visual impressionante e seu motor de 10 cilindros em V de 8.200 cm³ que vem diretamente do Dodge Viper V10 SRT, capaz de entregar mais de 500 cv de potência.
A Dodge Tomahawk chegou custando 500.000 euros e apenas nove unidades foram vendidas. Uma cifra exorbitante e para poucos aficionados por máquinas exclusivas. A dirigibilidade não é das melhores e requer certa adaptação do piloto para dominá-la, por isso é fato que ela prefere boas estradas e não é adequada para uso diário nas cidades.
Veja também:
Motos que marcaram a década de 2010
Haojue Nex 115: seu nome é praticidade
Zontes T2-310 é a pequena aventureira chinesa premium
Mas os chineses resolveram criar um clone inspirado na impressionante e inacessível máquina de 10 cilindros e criaram a Tomahawk 150, equipada com um motor monocilíndrico de 150 cm³ com câmbio CVT que entrega 10 cv de potência e leva o brinquedo a pouco mais de 40 km/h. A Tomahawk de verdade tem mais de 70 kgf.m de torque e é capaz de superar a barreira dos 500 km/h.
O mini Tomahawk tem construção bem simples, com chassi de aço e muitas peças de plástico, ao contrário do original, que utiliza muito alumínio nas peças fabricadas artesanalmente, como a carroceria totalmente aparente. Diferente das outras motos que utilizam um par de rodas na dianteira, e adotam uma tecnologia que permite a inclinação da moto com as duas rodas em contato com o solo, a mini Tomahak não inclina as rodas nas curvas e por isso ele levanta as rodas do lado de dentro, o que torna a tocada bastante perigosa e por isso ele não atinge velocidades maiores.
O Tomahawk clonado tem freio a disco nas duas rodas dianteiras e um único disco no eixo traseiro e ele tem duas posições de pilotagem, uma bem ereta com as pernas apoiadas na direção do corpo do condutor e outra bem para trás ao mais puro estilo dragster de arrancadas. A tocada é basicamente como a de um scooter, pois ele não tem marchas e as duas alavancas do guidão são os freios.
A mini Tomahawk tem quase dois metros de comprimento, apenas 750 mm de altura, com o assento a 530 mm de altura em relação ao chão e pesa 135 kg com o tanque de combustível de sete litros completo. Uma máquina que preza mais o visual do que a performance e que garante que você faça seus deslocamentos com estilo e atitude.
A mini Tomhawk é vendida na maior plataforma de comércio eletrônico chinesa, o Alibaba, ao preço de 1.000 euros, mais os custos de envio. Você teria coragem de comprar uma máquina dessas só para rodar pela cidade com estilo? Dê sua opinião.