ODepartamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) está intensificando seus esforços para reduzir as mortes no trânsito, com foco especial nos jovens motociclistas.
Para isso, a partir de segunda-feira, 16 de dezembro, o órgão levará ações educativas diretamente às ruas de São Paulo, como parte do primeiro Dia D do Motociclista, uma iniciativa criada para conscientizar e salvar vidas.
Jovens motociclistas no foco da ação
Os motociclistas de 20 a 44 anos representam a maior parte das vítimas fatais no trânsito. Nesse sentido, para reverter o cenário alarmante, o Detran-SP estará presente em locais estratégicos da capital, escolhidos com base em dados de alta sinistralidade do Infosiga-SP, plataforma que monitora acidentes no estado.
Além de conscientizar os motociclistas, a ação também inclui motoristas e passageiros, portanto vai promover a segurança para todos os envolvidos.
Locais de impacto e horários das ações
Para isso, na capital paulista, o Dia D acontecerá nos seguintes pontos:
- Estaiadinha (Av. Castelo Branco, 5.000): das 9h às 12h
- Encontro das avenidas Aricanduva e Radial Leste: das 13h às 16h
Nesses locais, o Detran-SP, com apoio da Polícia Militar, abordará os motociclistas para promover boas práticas, distribuir materiais educativos e reforçar a mensagem de sua campanha “Faz seu corre sem correr”.
LEIA MAIS: Sim à Motocicleta – vá além do obrigatório, use o que é necessário
Transformando comportamento para salvar vidas
A campanha “Faz seu corre sem correr”, lançada recentemente pelo Detran-SP com apoio da Iniciativa Bloomberg para a Segurança Viária Global (BIGRS) e da Vital Strategies, já tem se destacado em diversos canais, sempre incluindo TV, rádio, redes sociais e ambientes frequentados por motociclistas, como oficinas, bares e lanchonetes. Portanto, a proposta é ir além da comunicação, levando uma abordagem direta aos locais de maior risco.
Nesse sentido, as ações nas ruas vão destacar a importância de:
- Respeitar os limites de velocidade;
- Adotar uma condução responsável;
- Utilizar equipamentos de proteção adequados.
Essas atitudes simples e essenciais são cruciais para salvar vidas e garantir um trânsito mais seguro.
Parceria para um trânsito mais seguro
Com o suporte de instituições renomadas e o envolvimento da Polícia Militar, o Detran-SP está determinado a transformar estatísticas preocupantes em histórias de prevenção. O Dia D do Motociclista é mais um passo para construir um trânsito mais humano e seguro para todos.
Junte-se ao movimento. Vamos salvar vidas, uma atitude responsável por vez.
Deixe seus comentários nos canais da revista MOTOCICLISMO:
Instagram | Facebook | YouTube | TikTok
WhatsApp | Twitter (X) | GoogleNews | LinkedIn