Tem novidade no mercado indiano! A TVS Motors, fabricante que tem parceria com a BMW no desenvolvimento de alguns modelos, apresentou o protótipo Zeppelin com tecnologia híbrida, o qual une um motor de combustão e um elétrico). Essa solução começou a ser estudada em 2018, mas pode chegar ao mercado no verão europeu.
Sem dúvida, a digitalização e a propulsão elétrica hoje em dia são duas das maiores tendências atuais do motociclismo. Aqui no Brasil, por exemplo, as motocicletas ganham cada vez mais tecnologia, e sabendo da concorrência, as marcas tem se esforçado para garantir essa possibilidade aos usuários.
TVS Zeppelin: evolução à vista
No final do ano passado, a BMW Motorrad e a indiana TVS Motor decidiram estender sua colaboração além da G 310 para se concentrar no desenvolvimento de motos elétricas. A propósito, aqui no Brasil temos mais uma marca que chega apostando neste segmento: a LL Motors, que vai comercializar 3 modelos no nosso país.
Em 2018, a TVS apresentou o protótipo Zeppelin que tinha a particularidade de utilizar tecnologia híbrida. A ideia do fabricante era começar a produzir essa moto híbrida um ano depois, embora o projeto tenha ficado encostado.
Agora, o projeto voltou à tona! Sobre essa tecnologia, o que ela realmente faz é parar o motor quando o veículo está estacionado e começa a usar a energia armazenada. Entre seus atributos estão um motor monocilíndrico de 220 cm³ e quatro tempos refrigerado a líquido, que atinge uma potência de 20 cv 8.500 rpm, e torque máximo de 1,9 kgf.m a 7.000 rotações, com 5 velocidades.
Com relação à questão híbrida, este motor é apoiado por um motor elétrico de 1,2 kW. Uma bateria de íons de lítio de 48 volts alimenta o acionamento elétrico. A potência total dos dois motores não é muito alta, mas permite atingir uma velocidade superior a 130 km/h.
A fábrica garante que a ajuda do acionamento elétrico significa que, em momentos específicos, o torque do motor aumenta em 20%. O garfo invertido de 41 mm da Zeppelin parece idêntica à usada na BMW G 310 R, enquanto atrás comta com amortecimento feito por um monoamortecedor central. O movimento da roda traseira é transmitido via correia dentada! A moto pesa 169 kg e adota pneus em tamanhos 110/70R17 e 150/70 R15.
Como é de conhecimento, aqui no Brasil ainda estamos engatinhando com o crescimento das motocicletas elétricas, e o modelo híbrido está ainda mais atrasado. No entanto, devemos acompanhar a evolução destas tecnologias, já que na Europa, a venda de veículos elétricos de duas rodas está em alta.
O que você achou desta notícia? Teria vontade de adquirir uma moto elétrica ou híbrida para circular nas vias brasileiras? Ou você é daqueles que tem gasolina no sangue e não abre mão de um bom e velho motor à combustão? Escreva pra gente nos comentários!