Yamaha TMAX híbrido pode estar em desenvolvimento
Notícias

Yamaha TMAX híbrido tem patente registrada na Europa

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 18/03/2022
  • Por: Redação

A Yamaha registou duas patentes diferentes de uma maxi-scooter TMAX que apresenta um novo sistema de acionamento híbrido, combinando o motor de combustão com um motor elétrico.

O registro mostra duas TMAX, uma usando um acionamento híbrido, enquanto a outra na transmissão da motocicleta. As informações ainda são escassas, mas o aspeto exterior é muito semelhante à geração atual da TMAX. Além disso, tudo aponta para que a tecnologia híbrida ainda esteja em um estágio de desenvolvimento.

Leia mais:
Axiis Liion: veja a primeira supermoto elétrica portuguesa
Triumph avança de fase em projeto de moto elétrica
Confira os destaques da MOTOCICLISMO 290

Novidades na Yamaha TMAX

As primeiras patentes vinculam diretamente o motor de combustão interna (ICE) e o motor elétrico. A ligação direta entre o motor elétrico e a unidade térmica permite que o sistema de transmissão convencional da moto seja utilizado, garantindo ainda que o seu desenvolvimento seja o mais económico possível.

A segunda patente mostra que o sistema de acionamento híbrido é montado no braço oscilante e no sistema de transmissão da máquina. Esta segunda solução significa que os dois motores podem funcionar de forma independente, no entanto este sistema é um pouco mais delicado, pois força a Yamaha a adaptar o motor elétrico a várias configurações com grande precisão.

Podemos então esperar uma versão híbrida do TMAX 560 no futuro? Sim e não. Provavelmente, o TMAX será usado apenas para desenvolver o novo sistema de acionamento híbrido. Além disso, é o modelo mais conveniente para se fazer isso por permitir que o sistema híbrido seja facilmente instalado debaixo do banco em conjunto com as baterias.

Será que em breve as gigantes japonesas vão disponibilizar suas motocicletas elétricas aqui no Brasil também? É esperar para ver os rumos que essa evolução deverá tomar.

  • Yamaha TMAX híbrido pode estar em desenvolvimento

Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas mídias sociais!
– Instagram – Facebook – YouTube – Twitter

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado

Comentários

[Fancy_Facebook_Comments_Pro language="pt_BR"]