Alguém aí falou em moto a vapor? Graham Sykes e a sua Force of Nature ultrapassaram os 260 km/h na pista de Elvington, no Reino Unido. O próximo objetivo é superar a barreira dos 300 km/h.
Embora ainda não sabemos qual será o futuro das motocicletas, é provável que os motores a vapor não se tornarão uma norma, uma vez que são muito pesados, instáveis e não duram tempo suficiente.
No entanto, é sempre divertido ver os engenheiros tentando adaptar esta tecnologia rústica aos veículos de duas rodas, quer através de invenções inusitadas, quer na tentativa de bater recordes.
LEIA MAIS:
Detalhes desta moto a vapor
Foi com este segundo objetivo em mente, ou seja, alcançar velocidades incríveis, que Graham Sykes passou quase uma década desenvolvendo a Force of Nature, um protótipo de motocicleta movida a vapor.
Engenheiro ligado aos esportes motorizados desde 1979, Sykes embarcou neste projeto a partir da sua garagem, há 10 anos, pouco antes de bater o recorde britânico da moto de três rodas mais rápida com a sua Syko V8.
E tem mais
O homem de 60 anos, com 9 netos, tinha como objetivo bater o recorde da moto a vapor mais rápida do mundo, estabelecido em 2014 por Bill Barnes, com 129,57 km/h. A grande diferença em relação à máquina vencedora do título é que esta última se baseava na propulsão das rodas traseiras, enquanto a Force of Nature se baseia no impulso.
Na pista de Elvington, onde se realizam regularmente as tentativas de recordes de velocidade, a máquina de Graham Sykes conseguiu atingir 263,61 km/h (163,8 mph) nos 1/8 de milha em 3,878 segundos.
O recorde foi oficializado para o Reino Unido e para a Europa, mas a ‘força da natureza’ podia ter feito melhor, uma vez que atingiu quase 290 km/h após os 200 metros de pista.
Por isso, o projeto Force of Nature ainda tem mais para oferecer, pois agora o objetivo é atingir 321 km/h na mesma distância. Vamos ver se esses apaixonados por velocidade conseguem esta proeza.
E você, também é um fã de motos rápidas? Escreva sua mensagem nos comentários!