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BMW R 1250 RT é a touring mais high-tech da atualidade

7 Minutos de leitura

  • Publicado: 11/07/2023
  • Atualizado: 12/07/2023 às 19:24
  • Por: Alexandre Nogueira

A BMW R 1250 RT 2023 chega recheada de tecnologia embarcada para ampliar a confiança, a segurança e o prazer de pilotar, permitindo que o piloto se concentre totalmente na viagem.

A BMW R 1250 RT é a motocicleta mais notável na guerra tecnológica do motociclismo integrando um novo sistema de controle de cruzeiro adaptativo controlado por radar. Em terras tupiniquins o sistema é mais conhecido como piloto automático, que já é bastante comum nos carros, mas o tecnológico sistema da BMW baseado numa plataforma Bosch é o primeiro a integrar uma motocicleta.

A linha RT surgiu em 1976, uma motocicleta totalmente idealizada para o turismo, revestida com uma carenagem de proteção altamente funcional com um grande para-brisas que agradava a maioria dos motociclistas que gostam de encarar longas jornadas nas estradas, pois ela oferecia muita proteção e conforto nas intempéries.

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Até 1996 a linha RT era o carro chefe da marca bávara, pois ela fazia muito sucesso com suas formas aerodinâmicas, mas desde então, com a evolução do motor boxer de dois cilindros contrapostos, a linha GS focada no off road assumiu o papel de carro-chefe da marca.

Em 2018 o motor boxer de 1.250 cm³ DOHC com quatro válvulas por cilindro chega atualizado, chegando a 136 cv de potência para dar ainda mais credibilidade ao potencial desempenho da RT. Em 2021, a eletrônica embarcada é atualizada e chegam os freios ABS e o controle de tração, ambos sensíveis a inclinação, tornando a RT uma maravilha tecnológica absoluta no segmento de turismo, e o melhor de tudo, com muita facilidade de pilotar.

A BMW R 1250 RT é equipada com duas centrais eletrônicas distintas, uma para gerenciar as funcionalidades dinâmicas e outra exclusiva para o motor, porém, as duas funcionam interligadas, desempenhando funções tanto independentes quanto em cooperação uma com a outra. Todo gerenciamento é comandado pela unidade IMU de seis eixos da Bosch, que, diga-se de passagem, é a unidade mais avançada atualmente, garantindo níveis de segurança e conforto nunca vistos em uma motocicleta.

O novo sistema de freios Full Integral ABS Pro ativa todo o sistema de frenagem com a alavanca de freio dianteiro ou o pedal do freio traseiro, então, tanto as pinças dianteiras Hayes de quatro pistões casada com os discos de 320 mm e o disco traseiro de 276 mm mordido por uma pinça flutuante de dois pistões aplicam a força de frenagem à partir da solicitação do piloto levando em conta o ângulo de inclinação da motocicleta para aplicar automaticamente a força necessária em cada roda, calculando em frações de segundo a força aplicada em cada roda.

O controle de tração dinâmico foi renovado e inclui controle de partida em subidas, podendo também ser integrado aos quatro modos de pilotagem e ao modo Pro, que é opcional.

O novo Active Cruise Control, nosso famoso piloto automático, atua não apenas no acelerador, mas também no sistema de frenagem, garantindo que a velocidade selecionada não seja excedida, e tem a capacidade de modular a velocidade da R 1250 RT em relação ao veículo à frente para manter uma distância de acompanhamento constante selecionada pelo piloto através do interruptor no punho esquerdo, e tudo acompanhado por um ícone no painel TFT de 10,25 polegadas da moto. A enorme tela também dá acesso ao sistema de conectividade, ao sistema de navegação, ao aplicativos de assistência e segurança, e a eletrônica de gerenciamento dinâmico da moto.

O novo painel TFT garante uma leitura perfeita em todas as condições de iluminação, pois é revestido com um vidro antirreflexo, e integra a conectividade com o smartphone do piloto. Na carenagem frontal há um compartimento que permite que o aparelho seja armazenado e que sua bateria seja recarregada por um sistema indutivo ou por uma tomada USB. Também fazem parte do pacote eletrônico como opcional um sistema de áudio e faróis de LED adaptativos para curvas.

Os engenheiros da BMW continuam a evoluir seu lendário motor bicilíndrico boxer para atender aos mais modernos níveis de sofisticação, adotando uma ECU da mais alta tecnologia para alcançar também a homologação Euro5 de emissão de poluentes. O motor da RT mantém os 136 cv de potência a 7.750 rpm e torque máximo de 14,4 kgf.m a 6.250 rpm com uma generosa entrega já a partir das 2.000, com pico de 12,2 kgf.m em apenas 3.000 rpm, fator perfeito para ultrapassagens seguras e saídas de curvas adrenalizantes. Para isso, além da eletrônica avançada, esta nova geração do motor chega com válvulas maiores e corpos de aceleração de 52 mm com dois bicos injetores. Este motor é realmente fascinante em todo o arco de rotações. O motor tem respostas instantâneas ao menor toque do acelerador em qualquer velocidade, com a entrega magnífica do torque ajudando tanto na cidade quanto na estrada. Ao iniciar os testes, parti com o modo Road para entender como a RT se apresenta, mas rapidamente mudei para o modo Dinamic e as respostas ficam mais vigorosas e impressionantes. Um eixo balanceiro elimina todas as vibrações provenientes dos cilindros do boxer twin.

A estrutura do chassi em alumínio utiliza o motor como parte da estrutura e tem a parte traseira aparafusada para facilitar possíveis reparos. O conjunto de suspensões ESA totalmente ajustáveis adotam os exclusivos sistemas Paralever na dianteira e Telelever na traseira, gerenciados pelo sistema eletrônico Dynamic ESA Next Generation. O sistema Paralever evita que a frente mergulhe nas frenagens e o Telelever evita que a traseira afunde para manter a roda dianteira colaca no chão. A R 1250 RT vem equipada com ótimos pneus radiais, sendo o dianteiro 120/70-17 e o traseiro 180/55-17. A direção é firme, precisa e estável, mesmo rodando a 200 km/h em estradas de bom asfalto.

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O assento do piloto tem regulagem de altura em dois níveis. Para os dias mais frios o assento do piloto e da garupa contam com aquecimento, bem como as manoplas do piloto.

A BMW R 1250 RT custa a partir de R$ 204.500 e está disponível nas cores branco alpine, azul planet metalizado e triple black, e ainda conta com três anos de garantia sem limite de quilometragem, desde que sejam realizadas as revisões programadas na rede autorizada de acordo com as premissas do manual do proprietário.

Há quase quatro décadas a RT é sinônimo de viagens confortáveis no mais alto nível, e a BMW R 1250 RT combina um passeio muito confortável com uma dinâmica esportiva e tecnologia altamente sofisticada. Ela foi idealizada para viajar pelas estradas, acumular quilômetros, conhecer pessoas, novas experiências e trocar histórias, permitindo que você viaje confortavelmente e se concentre inteiramente em sua viagem. É puro deleite.

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