O mercado chinês de motos, apesar de estar bem avançado, ainda continua com suas práticas de copiar modelos já existentes. Nesse sentido, existe a possibilidade da Changjiang V 750 Defender ser exportada para a Europa, e a semelhança com a Moto Guzzi V85 TT é notável, inclusive gerando preocupações com as questões legais.
Esse novo clone chinês estreou na China, e a partir de 2024, a Changjiang está planeajando lançar uma nova série de sidecars que não serão mais baseados em motores boxer, mas sim num motor V-twin.
Este novo propulsor é parecido com a Moto Guzzi, com um ângulo de 90 graus entre os cilindros, características originais da máquina italiana. O coração da máquina oferece 52 cv a 6.300 rpm e um torque máximo de 6,1 kgf.m a 4.900 rpm, ou seja, especificações que correspondem ao propulsor Moto Guzzi V2 de 744 cm³, refrigerado a ar e com 2 válvulas por cilindro.
LEIA MAIS:
Detalhes da Changjiang V 750 Defender a Moto Guzzi chinesa
Sobre a tecnologia embaraçada e os componentes, a motocicleta conta com uma estrutura tubular de aço e um braço oscilante traseiro de alumínio, semelhantes aos da Moto Guzzi V85 TT.
Outra similaridade é a suspensão, que inclui um garfo invertido e um amortecedor traseiro Kayaba, com suspensão pneumática específica para sidecar. As rodas são raiadas com pneus tubeless, e os freios de disco são da J.Juan, sendo a dianteira equipada com pinças de quatro pistões e discos duplos, todos controlados por um sistema de ABS de três canais.
E tem mais
Vale citar que a Changjiang já possui uma rede de importadores e revendedores na Europa, o que torna real a possibilidade de exportar a V 750 Defender para o Velho Continente num futuro próximo. Será que essa seja mesmo a intenção dos chineses?
Resta saber como o Grupo Piaggio, que já enfrentou algumas batalhas legais com clones chineses no passado, reagirá a esta criação. Inclusive, há alguns anos, no EICMA, a polícia interveio para apreender modelos copiados da Vespa.
Vamos aguardar para ver os próximos capítulos desta saga.