Can-Am direção central
Notícias

Can-Am projeta moto com direção central

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 16/03/2023
  • Por: Redação

No ano passado, a Can-Am anunciou oficialmente o seu regresso ao mercado de motocicletas com a apresentação de seus modelos elétricos Pulse e Origin para 2024, e que você conferiu os detalhes aqui na MOTOCICLISMO.

Mas o grupo canadense também está de olho em uma solução totalmente diferente, bem mais extravagante. Dessa forma, a BRP (Bombardier Recreational Products), controladora da Can-Am, registou a patente de uma moto equipada com eixo dianteiro com cubo de direção.

Popularizado por máquinas como as ELF, assim como a série Tesi da Bimota ou a Yamaha GTS 1000, esse tipo de suspensão não convencional até agora nunca conseguiu vingar no mercado de fato.

No entanto, o sistema projetado pela BRP é bem diferente do que vimos no passado e até se parece mais com uma versão da 3 rodas Ryker.

LEIA MAIS EM MOTOCICLISMOONLINE.COM.BR:

Detalhes da nova Can-Am

Assim sendo, o sistema aqui usa dois braços oscilantes de comprimentos diferentes, colocados um sobre o outro no lado direito, com um monoamortecedor ligado ao quadro.

Acima de tudo, a função de frenagem é separada do amortecimento para eliminar ou pelo menos reduzir o mergulho e, portanto, permitir uma parada posterior.

Por fim, a direção é baseada em um conjunto de articulação, mas relativamente simplificado em relação ao que já vimos principalmente na Bimota.

PARA NÃO PERDER NENHUM DETALHE, CLIQUE AQUI
E SIGA MOTOCICLISMO BRASIL NO GOOGLE NEWS

Finalizando…

Vale citar que o quadro treliça tubular também lembra o chassis das 3 rodas da Can-Am, parecendo ideal para receber um motor 600 Twin ou o 900 de 3 cilindros que já impulsiona a Ryker.

O grupamento é algo um tanto confuso, com uma moto que é compacta e cuja distância entre eixos parece excessivamente longa. Uma coisa é certa: ela parece seguir mais o caminho das Power Cruiser.

Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas mídias sociais!
– 
Instagram – Facebook – YouTube – Twitter

Mas será que a BRP vai mesmo dar continuidade a esse projeto? Parece improvável, em primeiro lugar porque a patente foi registrada em 2019, antes das motos elétricas que hoje estão em seu centro de desenvolvimento. Vamos aguardar!

E você, o que achou desta novidade? Escreva sua opinião aqui pra gente!

  • Can-Am direção central
Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado