A canadense Can-Am resolveu agitar seu line-up de triciclos invertidos – duas ridas dianteiras – com o novo Ryker. O modelo tem visual radical e agressivo, bem diferente do Spyder, e segundo a marca foi criado para ser uma opção mais acessível, tanto na pilotagem, como no preço. O Can-Am Ryker está disponível em três versões, cujos preços variam entre 8 499 dólares e 10 999 dólares, o que corresponde a cerca de R$ 35 600 e pouco mais de R$ 46 000, respectivamente. Já o Spyder parte de 16 mil dólares (mais de R$ 67 mil) em sua versão F3.
“Nossa pesquisa mostrou que milhares de pessoas ao redor do mundo estariam dispostas a considerar andar sobre três rodas se fosse mais acessível”, disse Josée Perreault, vice presidente sênior da divisão Can-Am On Road da BRP. “O Can-Am Ryker derruba essa barreira sem compromissos: é altamente sofisticado, com uma longa lista de inovações tecnológicas e ainda é bonito e divertido pra diabo de pilotar”, salienta o executivo.
Veja também:
Can-Am traz novo UTV esportivo ao Brasil
Conheça o empolgante UTV Can-Am Maverick X3
Vídeo: aceleramos o BRP Can-Am Spyder RT-S
Sobre as inovações, uma delas é o sistema que a marca chama de UFit, que permite ajustar pedaleiras e guidão para pilotos de diversas estaturas em poucos segundos. O Ryker tem posição de pilotagem relaxada e com pés esticados, semelhante a uma moto custom.
Dois e três cilindros
O modelo traz duas opções de propulsor: o bicilíndrico paralelo Rotax 600 ACE de 600 cm³ de 47 cv de potência a 7 300 rpm e 4,8 kgf.m de torque a 6 200 giros; e o tricilíndrico em linha Rotax 900 ACE, de 900 cm³ e capaz de gerar até 77 cv de potência a 7 100 rpm, enquanto o torque máximo fica na casa dos 7,7 kgf.m a 6 300 rpm. Ambos são injetados, têm arrefecimento líquido e são acionados por acelerador eletrônico. O câmbio é automático tipo CVT, como nos scooter e, segundo a Can-Am, o monobraço traseiro que abriga o eixo-cardã é livre de manutenção.
A versão mais cara do triciclo, que leva o nome de Ryker Rally ainda traz suspensões da KYB, reforços estruturais e protetores de chassi e mãos, rodas diferentes e três modos de pilotagem: Eco, Sport e Rally, que permite mais diversão em estradas sem pavimento.
O executivo da marca espera que as diversas possibilidades de customização e o preço atraiam jovens pilotos em busca de um transporte individual – o Ryker tem espaço para apenas uma pessoa. “É simplesmente um preço incrível, que é fundamental em nosso esforço para abrir um novo mercado, sendo que uma parte dele será formada por pilotos mais jovens, que estão procurando um veículo individual estiloso”, finaliza Perreault.