Não é surpresa para ninguém que os fabricantes estão travando uma verdadeira batalha no desenvolvimento de motos híbridas e elétricas. E nesse sentido, a White Motorcycle Concepts (WCM), marca do Reino Unido, apresentou o WMC 300AE, scooter que introduz o conceito híbrido nas motocicletas, e ela já está à venda por lá.
Quando as primeiras informações do WMC300AE começaram a surgir, sua utilização se destinava à polícia local como um projeto experimental. Na sequência, e com o surgimento do Yamaha Tricity 300, a WMC deu mais um passo, fornecendo um sistema híbrido ao scooter.
A máquina contém um sistema é um híbrido plug-in. Ou seja, embora possua motores elétricos e baterias, além do motor a gasolina, quando as baterias acabam elas têm que ser recarregadas novamente e isso leva aproximadamente uma hora.
Existe, também a possibilidade, caso existam baterias de substituição, de inseri-las já carregadas e seguir normalmente com a pilotagem.
LEIA MAIS:
WMC 300AE conta com sistema híbrido que funciona de forma semelhante ao dos carros
O WMC 300AE não se torna um veículo 100% híbrido que recarrega as baterias durante as frenagens ou engarrafamentos, mas o condutor também não precisa se preocupar com isso.
Em qualquer caso, o que a máquina oferece é um aumento da autonomia do scooter graças ao sistema que combina a utilização de um ou outro motor. Em baixas velocidades é a parte elétrica que dá a partida na moto e a partir de uma determinada velocidade, ou se for necessária muita potência, o motor de combustão entra em funcionamento.
Contudo, isto tem um preço a se pagar: para tirar o máximo deste híbrido é necessário ter um tipo de pilotagem específica e, de certa forma, diferente do que estamos habituados em uma moto normal.
E tem mais
Fora tudo que já citamos, no WMC300AE as baterias estão localizadas na parte traseira, em um grande porta-malas, e também possui elementos como amortecedores traseiros Öhlins, escape da Akrapovic, pastilhas de freio EBC, malas laterais rígidas e calotas aerodinâmicas de fibra de carbono. Portanto, qualidade nos atributos não falta.
Por enquanto, apenas 10 unidades estão sendo fabricadas. O preço sugerido ainda não foi divulgado. A White Motorcycle Concepts dá um passo importante em relação ao futuro dos scooter híbridos e, certamente, fará com que outras marcas se mexam também.
Vamos aguardar o que vem por aí.
Quer concorrer a uma moto zero quilômetro? Então participe do prêmio MOTO DE OURO! Assim você ajuda MOTOCICLISMO a eleger as motos e marcas mais queridas do Brasil e ainda participa do sorteio de uma Bajaj Dominar 160. Não fique de fora dessa, clique aqui e participe!