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Bosch trabalha em jato lateral para você não cair da moto

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  • Publicado: 21/05/2018
  • Por: Redação

Bosch, jato lateral, segurança, sistema, radar, controle de tração, ABS, IMU, Ducati, piloto automático, motos, ficção científica, gás, Multistrada 1260, motociclismo, Revista Motociclismo, Motociclismo OnlineA Bosch revelou agora em maio uma série de projetos nos quais está trabalhando para aumentar ainda mais a segurança das motocicletas. As patentes da empresa alemã vão desde as mais essenciais, como o ABS até as mais conceituais, como protocolos de comunicação entre motos e carros e outras dignas de filmes de ficção científica, como um sistema que percebe se a moto perde a trajetória em uma curva por conta de uma pista molhada ou com óleo, por exemplo, e aplica uma força lateral extra quando necessário. E como ela faz isso? Usando um gás – o mesmo empregado no disparo dos airbags dos carros –, liberado pela moto por meio de um jato lateral.

De acordo com o material da Bosch, o prícipio é o mesmo da atuação de outros equipamentos eletrônicos, como o controle de tração, que se baseia na leitura de sensores, que levam em conta o ângulo de inclinação da moto. Mas, a necessidade de adaptações extras, como essas saídas de jato lateral e os reservatórios para o gás nos faz pensar se isso é realmente viável em uma moto de rua, uma vez as fabricantes se preocupam cada vez mais em diminuir o peso dos seus modelos.

Além desse “sistema de auxílio” lateral, a Bosch também está trabalhando em tecnologias com base em radar. Segundo eles, essa éa base para outros sistemas como alerta de colisão, sensores de ponto cego e até um piloto automático adaptativo, que calcula a distância do veículo mais próximo na frente e atrás da moto, bem como o fluxo do trânsito, para mantê-la na velocidade certa.

A Ducati também já revelou estar trabalhando em um sistema semelhante, que deve ser instalado em 2020 na Multistrada 1260, o que é uma prova de que, depois da IMU (Unidade de Medida Inercial), que gerencia os sistemas da moto com base em diversos eixos, o radar promete ser o próximo grande passo em segurança sobre duas rodas.

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