A BMW Motorrad anunciou em seu site de imprensa global que os motociclistas e entusiastas do mundo todo podem esperar seis modelos totalmente novos na próxima edição do EICMA, o Salão de Milão, que acontece na próxima semana, entre os dias 6 e 11 de novembro. Com base nisso, nós consultamos nossas fontes internacionais e revimos algumas de nossas previsões para antecipar todas – ou, pelo menos, a grande maioria – as motos que irão debutar no evento italiano. Confira com a gente:
S 1000 RR
Essa aqui não é nem mais segredo. Ainda que a BMW não confirme, a moto já foi flagrada em testes e diversos escritórios de registros de patentes já revelaram suas formas ao mundo. A moto virá em sua nova geração totalmente reformulada. De acordo com material vazado no Twitter, a nova S 1000 RR virá com um novo motor tetracilíndrico de 999 cm³, capaz de gerar até 207 cv de potência a 13 500 rpm, enquanto o torque máximo será de 11,4 kgf.m a 11 000 giros. Já o peso da moto em ordem de marcha e pronta para rodar divulgado na imagem é de 197 kg.
Veja também:
Vazam especificações da nova BMW S 1000 RR
BMW celebra 50 mil motos produzidas no Brasil
BMW apresenta novas R 1250 GS e R 1250 RT
Na suposta ficha técnica, ainda vemos os itens eletrônicos disponíveis como equipamento de série. Estão ali o já esperado painel TFT, os modos Pro e Race do ABS, quatro modos de pilotagem (Rain, Road, Dynamic e Race), controle de tração (DTC), assistente de partida em clives (Hill Start Control / HSC), o câmbio assistido Shift Assist Pro e iluminação em LED.
F 850 XR
Outro modelo visto nas ruas da Europa é a a possível crossover F 850 XR pelo site espanhol Todo Circuito. As linhas da carenagem dianteira lembram muito a moto conceitual 9cento, mostrada em maio, e o escape do lado direito é herança da S 1000 XR. A moto ainda aparece com um conjunto de malas laterais rígidas e topcase, que ressaltam a vocação para rodar grandes distâncias pelo asfalto, além de ajudar a disfarçar as linhas traseiras.
Também é possível ver os dois canos saindo lado a lado do motor para convergir na saída do lado direito, o que deixa claro ser um propulsor de dois cilindros paralelo – assim como acontece também na moto conceito. O site ainda diz que o ronco do motor é bastante característico e lembra muito o da F 800 R, modelo descontinuado no Brasil recentemente. Mas, trata-se do novo bicilíndrico DOHC de 853 cm³ e arrefecimento líquido da maxitrail F 850 GS, com 95 cv de potência máxima a 8 250 rpm e os 9,38 kgf.m de torque máximos a 6 250 giros.
F 850 GS Adventure
Pelo que indicam nossas projeções, a família F vai realmente ficar maior no fim do ano. Além da crossover, a versão Adventure da maxitrail deverá dar as caras nessa edição do EICMA. De acordo com registros de patentes feitos em escritório dos Estados Unidos, a moto está a caminho e traz um “bico”um pouco mais long, bem como o para-brisa.
Nas laterais, ainda há painéis mais alongados, que sugerem um tanque de capacidade maior de armazenamento e barras de proteção abaixo do quadro e ao longo da rabeta, características marcantes das versões Adventure da BMW. O propulsor da F 850 GS Adventure, ao que tudo indica, é o mesmo dois cilindros em linha de 853 cm³.
G 310 RR
A família G de modelos monocilíndricos é outra que deverá ficar maior no fim do ano. Depois da naked G 310 R e da trail G 310 GS, o próximo passo da marca bávara deverá ser uma esportiva, provavelmente chamada de G 310 RR, cuja base deverá ser a Apache RR 310, feita pela indiana TVS, marca parceira da BMW no desenvolvimento de modelos de baixa cilindrada.
No visual, a moto é praticamente idêntica à G 310 R do meio pra a traseira, se diferenciando mesmo pela carenagem integral e pelo conjunto óptico duplo na dianteira com lâmpadas de LED. A suspensão dianteira invertida e o ABS de dois canais também estão presentes. Já o motor é o conhecido monocilíndrico DOHC de arrefecimento líquido de 312 cm³, capa de gerar até cerca de 34 cv de potência.
C 400 GT
Lançado na última edição do EICMA, o scooter citadino C 400 X veio como uma solução de mobilidade urbana com custo relativamente mais baixo. Neste ano, entretanto, o modelo deverá receber uma versão mais sofisticada e com propriedades touring. Os rumores da imprensa internacional dão conta de um C 400 GT com carenagem mais robusta, para-brisa mais alto e mais itens de conforto, como manoplas aquecidas, por exemplo.
Ainda que o design seja diferente, o novo maxiscooter deverá trazer os mesmos chassi tubular em aço e motor monocilíndrico OHC de 350 cm³ arrefecido a líquido. O propulsor é capaz de gerar até 34 cv de potência máxima a 7.500 rpm, enquanto o torque é de 3,5 kgf.m a 6.000 giros. Freio ABS e controle de tração como itens de série também deverão completar o conjunto.
R 1250 R
A naked equipada com o tradicional motor de dois cilindros opostos deverá ser o próximo modelo da marca bávara a adotar a nova geração do boxer de 1254 cm³ equipado com a tecnologia ShiftCam, na qual eixos concêntricos deslizantes se alternam em operação de forma semelhante a uma caixa de câmbio. Com isso o motor se alterna entre duas configurações: uma com abertura menor e por menos tempo das válvulas, para quando estiver trabalhando em baixos giros; e outra mais agressiva para entregar mais potência. Assim como aconteceu na R 1250 GS e na R 1250 RT, se a previsão se concluir, podemos esperar uma moto com visual relativamente parecido com a que já é produzida, com mudanças mais sutis.
R nineT Bobber
A clássica coringa da marca bávara pode ganhar mais uma versão para 2019: a bobber. A base para essa nova encarnação seria um modelo criado pelo customizador Roland Sands, que tem grande participação no projeto da R nineT, aliás. A moto, com assento monoposto e para-lama arredondado seria uma concorrente forte para os modelos da Indian, Triumph e até para a Royal Enfield, que deverá apresentar uma bobber no mesmo evento. Vamos ficar de olho e conferir qual palpite acertamos.