A BMW Motorrad acaba de lançar a versão atualizada da S 1000 XR, sua crossover de desempenho esportivo com a capacidade de ir a qualquer lugar. Na prática, a BMW S 1000 XR incorpora perfeitamente a ergonomia da aventureira GS e o coração da superesportiva S 1000 RR, tornando-a uma moto que pode manter altas velocidades proporcionando o maior conforto para o piloto por horas a fio em quaisquer jornadas.
Ela faz parte da família de aventureiras da marca alemã. As mudanças mais radicais são no corpo, mas o motor passou por adequações para se enquadrar nas novas normas do Euro5.
Veja também:
Linha GS da BMW celebra 40 anos e ganha edição especial
Novo recorde de audiência da MOTOCICLISMO
BMW F 850 GS Adventure: pronta para a aventura
O motor de quatro cilindros em linha de 999 cm³ é o mesmo que equipa a superesportiva S 1000 RR, capaz de entregar 165 cv de potência máxima a 11.000 rpm e 11,4 kgfm de torque a 9.250 rpm, combinado com uma ciclística ágil para oferecer prestações esportivas excelentes no asfalto, bem como uma leve incursão por estradas de terra, graças às suspensões de longo curso. O câmbio de seis marchas tem as trocas auxiliadas pelo quick shifter pró para subir as marchas, bem como para reduzir. Esta facilidade nas trocas das marchas colabora extremamente para o conforto do piloto em percursos dentro da cidade.
A eletrônica da S 1000 XR garante um alto gerenciamento da entrega de potência, permitindo que pilotos com pouca experiência com motos de alta cilindrada pilotem com segurança e possam melhorar sua tocada e explorar seus limites e os da máquina, conforme vá se familiarizando com as reações da moto, e é claro, se comportando dentro dos limites da razão. Com quatro modos de pilotagem: chuva, estrada, dinâmica e profissional dinâmica, o piloto poderá ajustar a resposta do acelerador, o freio motor, o ABS e o controle de tração, possibilitando otimizar a motocicleta às condições de pilotagem e experiência. O Controle Automático de Estabilidade (ASC) é equipamento de série e garante um elevado nível de segurança administrando com maestria a tração da roda traseira.
O sistema de freios conta com duplo disco flutuante de 320 mm e pinças radiais de quatro pistões na dianteira e disco único de 265 mm com pinça de pistão duplo na traseira. O ABS atua junto com o sistema de inclinação e permite frenagens com a moto inclinada. A BMW S 1000XR vem equipada com o utilíssimo piloto automático, aquecedor de manoplas, para brisas com ajuste eletrônico e preparação para GPS.
No Brasil, a nova geração da BMW S 1000 XR ainda não tem previsão de chagada. A versão atual vendida por aqui custa R$ 86.750 nas cores branca ou vermelha, e com certeza a nova geração deve chegar mais cara ainda, afinal ela atua no segmento das motos premium de luxo. A BMW S 1000 XR é uma das motos mais importantes do line up da BMW, uma máquina inovadora que mostra que o cruzamento entre três raças pode dar certo. Um verdadeiro blend que formou uma motocicleta que mescla performance com esportividade, versatilidade e conforto com alta capacidade de devorar centenas de quilômetros com extrema segurança. Tudo em perfeito equilíbrio.