A nova BMW R 18 foi revelada pela fabricante alemã nesta sexta-feira, dia 3 de abril, estabelecendo o retorno da marca ao segmento das cruisers para concorrer com marcas como Harley-Davidson e Indian. Ela manteve o nome do conceito apresentado ano passado, mesclando design clássico a recursos tecnológicos, tudo movido por um motor boxer bicilíndrico.
De acordo com a marca, o propulsor é o boxer de dois cilindros mais potente já usado na produção de motocicletas. O motor, que tem refrigeração a ar, é protegido por um chassi tubular de aço. Ele conta com quatro válvulas em cada cilindro, entrega 1.802 cm³, potência máxima de 91 cavalos a 4.750 rpm e 16,1 kgf.m a 3.000 rpm de torque. Segundo a BMW ela vai de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e atinge velocidade máxima de 180 km/h.
Na dianteira, a suspensão traz garfo telescópico de 49 mm de diâmetro e 120 mm de curso. Já na traseira é usado sistema cantilever com ajuste de pré-carga da mola. Já os freios têm ABS e contam com sistema próprio da BMW, com discos duplos na dianteira e simples na traseira, todos com 300 mm. As rodas são raiadas, complementando o visual clássico da moto, possuem aro 19 na dianteira e 16 na traseira e vem com pneus 120/70 na frente e 180/65 atrás.
A BMW garante que a R 18 apresenta boa ergonomia, com apoios para os pés montados no meio do chassi, passando por trás do motor, oferecendo uma posição de pilotagem mais relaxada e melhor controle da moto para o piloto. Para facilitar, ela traz três modos de pilotagem: Rain, Roll e Rock. O primeiro regula a abertura do acelerador e define o controle máximo de tração, favorecendo a condução em pista molhada. O segundo é o modo padrão, e o terceiro é mais agressivo, oferecendo resposta instantânea do acelerador e limitando o controle de tração.
Sua iluminação é em LED, enquanto o painel traz um clássico velocímetro redondo com um visor em LCD que exibe informações como a velocidade, indicador de marcha, modo de pilotagem, entre outras. Ela conta com um rico catálogo de acessórios, para deixá-la ao gosto do motociclista. Muitas peças são produzidas nos Estados Unidos, como os silenciadores da Vance & Hines e assentos artesanais Mustang Seat. Também é possível customizar o guidão, mudar as rodas e fazer uma infinidade de caracterizações.
A nova BMW R 18 será oferecida este ano na exclusiva versão First Edition. As mudanças em relação ao modelo padrão são a pintura preta com detalhes em branco, listras brancas feitas a mão no tanque, mais peças cromadas e o logotipo First Edition cromado nas capas laterais do motor Boxer. Nos reservatórios de fluido aparece a inscrição “Berlin Built” (nascida em Berlim), que indica a cidade onde, desde 1969, a marca alemã produziu a maioria de suas motos.
Veja a galeria da BMW R 18:
Ela chega às concessionárias europeias após o verão, por 22.990 Euros. Os primeiros clientes vão receber um kit que conta com acessórios como um chapéu, um livro sobre a fabricante alemã, luvas e um chaveiro. Por enquanto não há informações sobre sua vinda ao Brasil, mas a marca já patenteou seu desenho por aqui, ou seja, tudo indica que existe a possibilidade dela desembarcar por aqui. Vamos acompanhar!