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BMW R12 nineT tem detalhes técnicos revelados; saiba mais

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 28/11/2023
  • Por: Willian Teixeira

No dia em que removeu os véus da R12, a BMW Motorrad também apresentou a nova R12 nineT, roadster de visual clássico que compartilha vários componentes com a nova cruiser alemã. A marca já havia antecipado a sua chegada há alguns meses, porém sem revelar os seus dados técnicos, o que aconteceu na última semana. Vamos conferir os detalhes da roadster clássica neste artigo.

A R12 nineT também é movida pelo motor boxer de dois cilindros refrigerado a ar e óleo que equipa a R12, porém com números mais invocados na naked clássica. Enquanto na Cruiser a usina de 1.170 cm³ alcança 95 cv de potência a 6.500 rpm, na R12 nineT essa entrega sobe para 109 cv a 7.000 giros. Existem três mapas de motor: Dynamic, Road e Rain.

BMW R12 nineT (Foto: Divulgação)

Como parte do redesenho completo do chassi, os novos modelos R 12 também apresentam uma nova caixa de ar, agora totalmente integrada sob o assento. O escape também é comum ao usado na Cruiser, ou seja, há um sistema twin pipe montado à esquerda com dois silenciadores traseiros com design de cone reverso.

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O design da R 12 nineT tem uma linha ascendente e dinâmica graças ao desenho do tanque de alumínio com painéis laterais escovados e com revestimento transparente, o assento e a traseira. A ergonomia aprimorada em comparação com sua antecessora se deve principalmente ao tanque de combustível 30 mm mais curto e mais estreito na área traseira. O piloto está mais próximo do guidão, beneficia-se de um melhor contato com os joelhos e tem uma posição de assento mais orientada para a frente na motocicleta como um todo.

Nova roaster clássica da BMW Motorrad compartilha muitos componentes com a R12 (Foto: Divulgação)

As suspensões da R12 nineT contam com de garfo invertido de 45 mm na dianteira e monoamortecedor central na traseira, ambas totalmente ajustáveis e com 120 mm de curso. Os freios, por sua vez, usam discos Brembo de 310 mm na dianteira com pinças radiais monobloco de quatro pistões, enquanto atrás há um disco de 265 mm com pinça de dois pistões.

Completam o pacote da nova R12 nineT dois painéis analógicos circulares, sendo um para velocidade e outro como conta-giros, porta USB no lado esquerdo e tomada 12V no direito, além de partida sem chave e faróis full-LED. Chega aos concessionários europeus em três versões, com preços que partem dos 18.950 euros, algo em torno de R$ 101 mil em conversão direta. Não há informações sobre sua oferta no Brasil.

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