BMW M 1000 RR 2023
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BMW M 1000 RR 2023: duas versões e 314 km/h!

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  • Publicado: 13/10/2022
  • Por: Redação

Amigos da MOTOCICLISMO, você viu aqui que a BMW lançou o modelo M 1000 R que chegou ao mercado com aerodinâmica apurada. Mas, a marca alemã não parou aí! Além da naked, a BMW também revelou a M 1000 RR, sua carenada esportiva que também ganhou atenção especial na aerodinâmica com a finalidade de gerar uma velocidade máxima maior do que a antecessora, lançada em 2020 e primeira moto com a chancela da divisão Motorsport da casa bávara.

Nesse sentido, a BMW M 1000 RR continua sendo uma motocicleta homologada para o Mundial de Superbike (WSBK). Em resumo, uma carenagem nova feita de fibra de carbono e com um para-brisas mais alto serviu para aumentar significativamente a velocidade final em conjunto com um fluxo de ar otimizado em torno do piloto.

BMW M 1000 RR 2023: maior aerodinâmica e asas de competição

A saber, com esta alteração e um suporte de carenagem frontal mais leve, mas muito rígido e feito de fibra de carbono, a velocidade de pico da nova BMW M 1000 RR subiu de 306 para 314 km/h. A introdução das novas asas ajuda a gerar mais downforce nas posições vertical e inclinada.

Desse modo, há mais confiança em relação à roda dianteira para que se passam alcançar ângulos de inclinação maiores ou velocidades de curva mais elevadas no mesmo ângulo de inclinação. Outro ponto central na otimização de toda a aerodinâmica foi a área da roda dianteira, que foi repensada

Pela primeira vez na história da BMW foram utilizadas passagens de ar de arrefecimento dos freios feitas de fibra de carbono, integradas no novo para-lamas frontal, que foi atualizado para melhorar o fluxo de ar em torno das pernas do garfo e das pinças dos freios. Assim sendo, as coberturas das rodas, que também são feitas de fibra de carbono visível, têm uma resistência ao ar ainda mais baixa, especialmente a velocidades superiores a 250 km/h.

4 cilindros e muitos músculos

De fato, o motor de quatro cilindros em linha refrigerado a água projetado para o Mundial de Superbike é usado na nova M RR. Dessa forma, sua potência máxima é de 212 cv a 14.500 rpm e o torque máximo de 11,4 kgf.m é alcançado a 11.000 rpm.

A rotação máxima da M 1000 RR é de 15.100 giros. Os destaques do motor incluem ainda pistões forjados leves de dois anéis, portas de admissão totalmente maquinadas em CNC e tecnologia BMW Shift Cam.

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Do mesmo modo, outros componentes relevantes são as válvulas de titânio e bielas de titânio mais longas da Pankl que são 85 gramas mais leves que o motor S 1000 RR, visando menor atrito e menos peso.

A nova BMW M 1000 RR está disponível em duas versões, uma mais básica, a M RR em Lightwhite não metalizado para o tanque de combustível, painéis laterais, tampa da caixa de ar e seção traseira, à qual se junta a versão M 1000 RR M Competition, que chega no tom Black Storm metalizado no tanque e laterais, complementado por uma tampa da caixa de ar e uma secção traseira em carbono visível e um para-brisas escurecido. Ambas as variantes têm carenagem em carbono visível com fitas no design M.

E você, o que achou desta nave? Escreva sua opinião nos comentários!

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