A BMW F 450 GS 2026 acaba de ser oficialmente revelada pela marca alemã no EICMA 2025, que abre as portas para a imprensa nesta terça e quarta-feira (4 e 5 de novembro), antes de estrear oficialmente para o público na quinta-feira, dia 6 de novembro. O evento segue até o próximo domingo no pavilhão Rho Fiera, em Milão, e será palco das principais novidades do universo do motociclismo mundial, dentre elas a aguardada trail da BMW.
O modelo surgiu no EICMA de 2024 como conceito, porém bem próximo de sua versão de produção, segundo a BMW. Agora, a F 450 GS chega com a premissa de combinar leveza, versatilidade e o legítimo espírito que caracteriza a linha aventureira da fabricante bávara.

Novo motor bicilíndrico e inédita embreagem automatizada
A BMW F 450 GS estreia um inédito motor bicilíndrico de 420 cm³ produzido com materiais de alta tecnologia e baixa resistência ao atrito, além de virabrequim inclinado a 135 graus. Ele entrega 48 cv de potência a 8.750 rpm, enquanto o torque é de 4,3 kgf.m a 6.750 rpm.

Como novidade, a aventureira alemã traz o inédito sistema de embreagem automatizada Easy Ride Control (ERC) na versão topo de linha. O recurso elimina o uso manual da alavanca em diversas situações, facilitando a pilotagem tanto na cidade quanto no off-road. Além disso, o câmbio de seis marchas e o possível uso do assistente de trocas rápidas “Shift Assistant Pro” reforçam a vocação tecnológica da nova GS, diz a BMW Motorrad.
Chassi leve e ciclística equilibrada
Construída sobre um chassi tubular de aço com o motor atuando como elemento estrutural, a F 450 GS prioriza rigidez e baixo peso, em torno dos 180 kg em ordem de marcha. O tanque de combustível comporta 14 litros. A suspensão dianteira utiliza garfo invertido KYB de 43 mm, enquanto o braço oscilante traseiro em alumínio fundido oco garante resistência e leveza.

Dependendo da versão, há diferentes configurações de suspensão e ajustes mais voltados à pilotagem esportiva ou aventureira.
Tecnologia GS em escala compacta
A F 450 GS traz um pacote eletrônico completo. De série, há ABS Pro (também atuante em curvas), controle de tração DTC, controle dinâmico de freio (DBC), controle de arrasto de motor (MSR) e três modos de pilotagem: Rain, Road e Enduro. A versão Exclusive adiciona o modo Enduro Pro, que permite ajustes mais finos para uso fora de estrada.
O painel da F 450 GS é em TFT de 6,5 polegadas com conectividade para smartphone. A moto ainda traz iluminação full LED e farol dianteiro com a assinatura óptica em formato de “X”, seguindo o estilo das R 1300 GS e GSA.

BMW F 450 GS: versões e detalhes
A BMW F 450 GS será oferecida em quatro versões:
- F 450 GS Standard (Cosmic Black)
- F 450 GS Exclusive (Cosmic Black): inclui pedaleiras off-road, Riding Modes Pro e Shift Assistant Pro
- F 450 GS Sport (Vermelho Racing): inclui suspensão esportiva ajustável
- F 450 GS Trophy: (Azul Racing Metálico): variante topo de linha, com embreagem Easy Ride, suspensão esportiva e visual Rally
Todas as variantes da nova F 450 GS saem com rodas de liga leve com 19 polegadas na dianteira e 17 na traseira. Contudo, os compradores podem optar por rodas raiadas nas mesmas dimensões, disponíveis como item opcional.
O assento padrão tem 845 mm de altura, mas haverá opções mais baixas e elevadas para se adequar a diferentes estaturas. Por fim, ainda há outros acessórios, como escapamento Akrapovic.
Lançamento e chegada ao mercado
O lançamento oficial da BMW F 450 GS está previsto para o fim de 2025, com as vendas iniciando em 2026 no mercado europeu. A nova trail chega para enfrentar concorrentes diretas como a KTM 390 Adventure e a Honda NX 500, prometendo ser uma das opções mais equilibradas da categoria.


