O ano de 2023 não é um período qualquer para a BMW Motorrad, já que ele marca os 100 anos da empresa alemã. E como parte da celebração, a grife sediada em Munique tem trabalhado no desenvolvimento de novos modelos para reforçar a sua gama. Nesse sentido, as próximas novidades deverão ser a elétrica CE 02 e a invocada M 1000 XR.
A BMW M 1000 XR ainda é um protótipo. Estamos falando de um modelo aventureiro equipado com motor de quatro cilindros em linha, derivado da S 1000 R e com tecnologia “Shiftcam” de admissão variável, embora em sua versão mais otimizada para oferecer desempenho de mais de 200 cv e até 280 km/h de velocidade máxima.
Tudo isso para um peso de 223 quilos a seco graças ao uso de elementos de fibra de carbono. O objetivo é oferecer proteção aerodinâmica em viagens longas, mas sob uma estética esportiva típica da família M, da qual também leva uma eletrônica mais avançada.
Contudo, embora a moto esteja com o projeto bem avançado, a BMW ainda não confirmou quando ela poderá chegar ao mercado.
LEIA MAIS:
Elétrica BMW CE 02
A marca bávara se comprometeu a lançar um novo modelo de mobilidade urbana eléctrica a cada dois anos, no máximo. Dessa forma, a nova CE 02 chega para cumprir essa promessa através de uma proposta diferente daquilo a que estamos habituados a ver na BMW, graças a uma motocicleta que sem dúvida procura captar a atenção de um público jovem, seja pela idade ou pelo espírito.
Tanto é que a marca de Munique qualifica a CE 02 como um “e-parkourer”, ou seja, um scooter para se deslocar pela cidade com uma atitude dinâmica, prática e mais harmoniosa, sob um design urbano, com tecnologia moderna em termos de conectividade e respeito ao meio ambiente.
Mais detalhes da moto elétrica
O seu desempenho, anunciado em 11 kW e 5,6 kgf.m de torque é comparável ao de um motor de combustão de 125 cm³. Esta, a versão também terá uma variante de 4 kW com motor diferente.
É anunciada uma autonomia de 90 km, um carregador externo portátil de 5 kg, disponibilidade de um carregador rápido, recarga de bateria não removível, que atinge o máximo entre três e cinco horas, dois níveis de acabamento, múltiplas opções de personalização e conectividade.
A estrutura desta elétrica se destaca pelo design compacto e a baixa altura do assento, buscando mais dinamismo para vencer o trânsito urbano nas viagens diárias, mesmo com um passageiro a bordo.
O lançamento do CE 02 está previsto para o segundo trimestre de 2024, com preço sugerido de 8.400 euros, aproximadamente R$ 44.700 em conversão direta.