A BMW Motorrad apresentou nesta quinta (2) a sua própria transmissão automatizada para motos. Batizado de Automated Shift Assistant (ASA), o sistema automatiza a embreagem e as trocas de marchas por meio de dois atuadores eletromecânicos, dispensando o acionamento manual da embreagem e o pedal do câmbio, facilitando a tocada da moto.
O Automated Shift Assistant da BMW oferece dois modos de funcionamento, chamados M e D. No primeiro, as mudanças de marcha podem ser feitas pelos comandos do pé, enquanto no segundo o ASA fica encarregado do gerenciamento de câmbio e embreagem.
A marca destaca que todo o sistema pesa 2,1 kg a mais do que uma caixa de câmbio tradicional. Segundo a BMW, o uso do ASA facilitará a pilotagem em viagens, fazendo com que o condutor concentre-se mais na estrada e menos no câmbio da moto.
LEIA MAIS:
Fantic Caballero 500 Rally: para resgatar e enaltecer os anos 1970
Red Dot premia cinco motos por seu design; eis as vencedoras
Maio Amarelo 2024: “Paz no trânsito começa por você”
Por fim, a fabricante alemã ainda não informou em quais modelos o novo dispositivo será implantado, mas destacou que o sistema tem compatibilidade com os motores boxer. Nesse sentido, é possível que a nova R 1300 GS receba uma versão equipada com a nova transmissão.
E segundo a MOTOCICLISMO Itália, é possível que essa moto estreie no exterior no 2º semestre de 2024, custando 1.000 euros a mais do que a versão com câmbio manual. Na terra da bota, a aventureira alemã parte de 21.300 euros, o que elevaria seu preço a 22.300 euros na versão mais acessível.
Siga a MOTOCICLISMO nas redes:
Instagram | Facebook | YouTube
WhatsApp | Twitter (X) | GoogleNews
E caso isso aconteça, finalmente teremos uma concorrente para a versão DCT da Honda CRF 1100L Africa Twin. Será que demora para o sistema desembarcar no Brasil? E quais outras motos da BMW que devem receber o novo Automated Shift Assistant? Só o tempo nos dirá, porém continauremos acompanhando essa história.