Com sede em Rimini, na Itália, o fabricante Bimota continua a sua parceria com a Kawasaki. No recente Salão de Milão EICMA 2021 a marca mostrou ao público as novas KB4 e KB4 RC, modelos baseados na japonesa Kawasaki S1000SX, e que seguem o estilo da Bimota Tesi H2, com motor sobrealimentado da Ninja H2.
É justamente a Tesi H2 que está servindo de base para o desenvolvimento de uma nova proposta da Bimota, uma motocicleta que levará os italianos para um novo segmento: as adventure/tourer.
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Dono da marca confirmou a construção da Bimota Tesi
Durante o EICMA 2021, Pierluigi Marconi, CEO da Bimota, confirmou que a empresa está trabalhando nessa novidade, e que, ao contrário do habitual, utilizará a plataforma Tesi, algo que até agora estava apenas reservado para os modelos esportivos.
A fábrica acredita que pode utilizar suas soluções técnicas exclusivas com sucesso, com destaque para um quadro especial e a utilização de um sistema de controle de direção centralizado no cubo da roda dianteira, o qual separa as forças de amortecimento e extensão da suspensão dianteira.
Motocicleta levará o fabricante a outro segmento
Por outro lado, aquela que será a Bimota adventure/tourer do futuro vai exigir mais do motor. Isso significa que a próxima máquina italiana com base na plataforma Tesi terá o motor de 200 cv, equipado com compressor volumétrico.
Marconi confirmou isso, mas não revelou, por exemplo, se a Bimota terá acesso ao mesmo sistema de radar estreado na nova Ninja H2 SX. Porém, o presidente da Kawasaki Motors, Hiroshi Ito, em seu discurso no EICMA 2021 mostrou-se satisfeito com a parceria que a marca japonesa tem mantido com a Bimota, e prometeu disponibilizar todo o apoio e materiais necessários para futuros modelos da fábrica de Rimini.
Uma primeira imagem divulgada pela Bimota já nos passa uma ideia de como será a nova Tesi. O plano será apresentar a versão de produção dentro de um prazo máximo de dois anos, provavelmente no Salão de Milão EICMA de 2023.