A Benelli apresentou no EICMA 2023 a renovação completa da sua saga Tornado, que é comercializada em três cilindradas, desde as novas 500, passando pelas 400 até chegar a 300, que é a menor de todas.
A nova Benelli Tornado 300 é uma esportiva indicada a quem pretende experimentar pela primeira vez as sensações de uma moto com carenagem completa. Ela vai bem na cidade e também nos deslocamentos diários.
Esta máquina está equipada com um motor de 300 cm³, de 4 tempos, dois cilindros paralelos, duplo comando de válvulas no cabeçote e oito válvulas. Trata-se de um novo motor que é a evolução do bicilíndrico em linha que já estava presente nos Benelli 302S e na 302R.
Os dados declarados pelo fabricante em sua apresentação são potência de 35 cv a 11.000 rpm e torque de 2,8 kgf.m a 9.000 rpm. Possui lubrificação por cárter úmido, embreagem úmida e caixa de câmbio de seis marchas com transmissão final por corrente.
LEIA MAIS:
Ciclística da nova Benelli Tornado 300
A Benelli Tornado 300 possui chassi tubular de aço, ágil e leve para melhorar sua movimentação. O tamanho do tanque também se destaca por ser uma motocicleta com aspirações esportivas, já que possui 14 litros de capacidade.
As suspensões possuem garfo invertido com barras dianteiras de 41 mm de diâmetro e amortecimento de retorno ajustável e 120 mm de curso. Na traseira, monoamortecedor central ajustável em pré-carga da mola, com curso de 147 mm.
As rodas são de 17 polegadas com aros de liga de alumínio, com pneus 110/70 na dianteira e 150/60 na traseira. Os freios são equipados com disco duplo semiflutuante de 260 mm de diâmetro, com pinça de 4 pistões na roda dianteira, enquanto na traseira há disco de 240 mm com pinça flutuante de pistão único. A moto está equipada com ABS.
E você, gostou desta novidade? Será que ela tem potencial para disputar terreno com as esportivas que circulam no Brasil, caso ela viesse pra cá? Deixe seu comentário!