A Bajaj oficializou a sua intenção de construir sua própria fábrica no Brasil. A informação surgiu na última segunda-feira, 31 de julho, após uma entrevista do diretor executivo da marca, Rakesh Sharma, ao jornal indiano The Economic Times, e foi anunciada de forma oficial pela Bajaj do Brasil nesta terça, 1º de agosto.
Em comunicado enviado à imprensa, a Bajaj do Brasil confirma que a primeira unidade produtiva fora da Índia será construída em Manaus e deve entrar em operação no segundo semestre de 2024.
A planta terá capacidade produtiva inicial de 20 mil unidades por ano, viabilizando a ampliação da linha de motocicletas para o mercado brasileiro. Ela permitirá que a fabricante atenda à demanda crescente por seus produtos no país, também reforçando o seu plano de expansão da rede de concessionárias no País.
LEIA MAIS:
- Dafra reporta melhor mês em produção nos últimos 8 anos
- Íconico capacete off-road da Bieffe ganha edição comemorativa de 30 anos
- 5 pontos sobre as novas Triumph Speed 400 e Scrambler 400 X
De acordo com Rakesh Sharma, Executive Director da Bajaj Auto Limited, a atuação com fábrica própria no Brasil, maior mercado de motocicletas da América Latina, auxiliará a empresa a ganhar “insights” sobre o desenvolvimento de produtos e o comportamento do consumidor, que contribuirão para o fortalecimento da presença da marca em toda a região.
“O Brasil é muito diferente de outros mercados nos quais atuamos por meio de distribuidores devido ao seu tamanho e complexidade. Isto requer uma visão de longo prazo. Por isso, desde o início entendemos que o melhor modelo de negócio seria ter uma subsidiária local e a construção da fábrica própria é a continuidade da nossa estratégia”, diz Sharma.
A Bajaj ainda não definiu o valor total do investimento em sua nova fábrica, porém a marca afirma que ela contará com equipamentos da mais alta tecnologia e toda a estrutura necessária para permitir o crescimento consistente da empresa no mercado latino-americano nos próximos anos.
Os três modelos Bajaj disponíveis no Brasil – Dominar 160, Dominar 200 e Dominar 400 continuam sendo montados na fábrica da Dafra. “Temos uma parceria estratégica e esperamos continuar atuando em conjunto para complementar nossas próprias operações de montagem”, reforçou Rakesh Sharma.
No texto enviado à imprensa, a Bajaj destaca que em seu curto tempo no Brasil já entregou cerca de 2.000 motocicletas no país. Atualmente a rede da marca é composta por oito concessionárias, sendo 5 no estado de São Paulo (2 unidades na capital, 1 em Campinas, 1 em Jundiaí e 1 em Santo André), 1 em Florianópolis (SC), 1 no Rio de Janeiro (RJ) e 1 em Brasília (DF). A empresa planeja novas lojas nos próximos meses em Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA), e até o final do ano também chegará à região Norte.
“A rápida expansão da nossa rede e os bons volumes entregues aliados ao feedback qualitativo dos atuais e potenciais consumidores foram fundamentais para encorajar a Bajaj Auto Limited a passar para a próxima etapa da nossa estratégia”, afirma Waldyr Ferreira, Country Manager da Bajaj do Brasil.