Em breve mais uma gigante indiana terá uma moto alimentada a gás natural gás natural comprimido (GNC) em seu portfólio de produtos: a TVS.
Na esteira da Bajaj, que fez história ao lançar a Freedom 125 – primeira moto a gás do mundo, a empresa – que é parceira da BMW e dona da Norton – estuda lançar uma versão do scooter Freedom 125 alimentada com este combustível.
De acordo com portais indianos como Autocar e BikeWale, os estudos já estão em desenvolvimento e o modelo a CNG da TVS deve chegar ao mercado local até o 1º semestre de 2025. Fontes ligadas a marca destacam que o objetivo é oferecer aos consumidores alternativas mais limpas e que reduzam as emissões de CO2.
Atualmente o scooter Júpiter 125 é vendido pela TVS apenas com motor à combustão. Ele usa um monocilíndrico de 124,8 cm³ que entrega 6 cv de potência e 1,07 kgf.m de torque.
O tanque de combustível fica embaixo do assoalho, conferindo mais espaço para transporte de volumes sob o assento. Isso também colabora para manter o centro de gravidade mais baixo, melhorando a pilotagem. Nesse sentido, o modelo também teria potencial para ganhar uma versão elétrica.
E a situação da TVS no Brasil?
Vale lembrar que no momento a TVS não tem representação oficial no Brasil, visto que a parceria da marca com a Dafra foi recentemente encerrada.
Apesar disso, especula-se que é mera questão de tempo para que a marca assuma o controle de suas operações em solo brasileiro, visto que já até existe um site da marca para o Brasil. Por fim, seguiremos acompanhando os desdobramentos desta história.
Deixe seu comentário nas redes da revista MOTOCICLISMO:
Instagram | Facebook | YouTube | TikTok
WhatsApp | Twitter (X) | GoogleNews | LinkedIn