A Bajaj lançou nesta sexta-feira (5) a primeira moto do mundo movida a gás natural comprimido (CNG). Chamada Freedom 125, o modelo estreia na Índia e tem autonomia estimada em 330 km, além de proposta acessível.
Seus preços partem de 95.000 rúpias para a versão de entrada, chegando em 110.000 rúpias na variante topo de linha. Na conversão para reais, o modelo tem preço entre R$ 6.000 e R$ 7.000. Confira mais detalhes sobre a novidade nas próximas linhas deste artigo.
LEIA MAIS:
As 20 motos mais emplacadas no 1º semestre de 2024
As três novidades que se destacaram nos emplacamentos em junho
Shineray atinge ‘maioridade’ no Brasil e promete mais lançamentos
Motor da Bajaj Freedom 125
A Bajaj Freedom 125 é empurrada por um motor monocilíndrico de 125 cm³ que entrega 9,5 cv de potência a 8.000 rpm e 0,9 kgf.m de torque em 6.000 giros. Ele atua em conjunto com um câmbio manual de 5 velocidades. Este motor pode funcionar com GNC ou gasolina, cabendo ao piloto escolher qual combustível usar acionando um botão.
O tanque de gás comporta 12,5 litros, enquanto o de gasolina abriga 2 litros. O reservatório de GNC da Freedom 125 está posicionado dentro de uma estrutura em treliça que funciona como uma gaiola de proteção. Já o de gasolina está posicionado na dianteira da moto, pouco acima do reservatório de gás.
Ambos são acessados através de uma abertura na parte da frente da moto, onde tradicionalmente é posicionado o tanque de gasolina. Segundo a empresa, a moto atinge 90 km/h de velocidade máxima e tem autonomia de 200 km com GNC, enquanto na gasolina os números são 93,4 km/h e 130 km.
Econômica e acessível
Apesar de contar com a nova tecnologia, a Bajaj criou a Freedom 125 com a proposta de ser uma moto mais acessível. O modelo tem rodas em liga leve de 17 polegadas na frente e aro 16 atrás. Seus freios são combinados, com opções que variam de tambor nas duas rodas ou com disco de 340 mm na dianteira. O assento é em peça única, com 825 mm de altura. Já as suspensões contam com garfo telescópico na frente e monoamortecedor traseiro.
Em termos de visual, a Freedom possui um design ao mesmo tempo moderno e minimalista. Ela conta com farol e lanterna em LED nas variantes intermediária e topo de linha, além de painel digital com conectividade Bluetooth. Segundo a marca, o modelo está disponível em sete opções de cores.
Gostaram da Bajaj Freedom 125? No momento não há informações sobre a oferta do modelo em outros mercados, dentre eles o Brasil. Porém, vale lembrar que a primeira fábrica da marca foi inaugurada recentemente em Manaus (AM), e há planos ousados para o nosso mercado.
Gostariam de vê-la por aqui? Por fim, deixem seus comentários nas redes da MOTOCICLISMO:
Instagram | Facebook | YouTube | TikTok
WhatsApp | Twitter (X) | GoogleNews | LinkedIn