bajaj_dominar-400_12_motociclismoonline
Notícias

Bajaj Dominar 400 recebe atualização no motor; entenda motivo

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 14/05/2024
  • Por: Willian Teixeira

A Bajaj Dominar 400 recebeu uma atualização em seu motor, que passa a ter apenas uma vela. Antes da mudança, o propulsor da moto mais vendida da marca indiana no Brasil era equipado com três velas.

Segundo a marca, a mudança chega para fazer com que o motor da Dominar 400 atender ao Euro5 e ao BS6, normas de emissões de poluentes vigentes na Europa e na Índia. Ambos regulamentos estão de acordo com o Programa de controle da poluição do ar por motociclos, ciclomotores e similares (Promot), que entra em sua 5ª fase a partir do ano que vem.

LEIA MAIS:

Triumph T-Series: faturamento em alta e novo grupo de consórcio
Veja as 20 motos mais emplacadas em abril de 2024
Fantic Caballero 500 Rally: para resgatar e enaltecer os anos 1970

Veja abaixo a nota oficial da Bajaj sobre a mudança no motor da Dominar 400

“A transição de uma configuração de três velas para uma única vela foi motivada pelas exigências das normas de emissões Euro 5 / BS6 (que são a base da homologação de veículos no Brasil), que requerem que o motor funcione de forma estequiométrica, com uma razão ar/combustível de 15, para uma conversão eficiente do catalisador especialmente para as emissões de Óxidos de Nitrogênio (NOx). Nesse contexto, a operação estequiométrica diminui a vantagem da configuração de múltiplos plugs, tornando mais eficiente e compatível com as regulamentações ambientais a implementação de uma única vela de ignição. Essa mudança visa garantir que o motor atenda aos padrões de emissões mais rigorosos e contribua para uma melhor qualidade do ar sem impactar na performance do produto.”
Bajaj Dominar 400

Dominar 400 e o novo recorde de emplacamentos

Em abril, a Bajaj Dominar 400 voltou a registrar um novo recorde de emplacamentos. A maior moto oferecida pela gigante indiana no país fechou o último mês com 497 unidades licenciadas, segundo dados da Fenabrave. O resultado supera o recorde anterior para o modelo, registrado em março deste ano, quando foram lacradas 472 motos.

Siga a MOTOCICLISMO nas redes:
Instagram | Facebook | YouTube 
Twitter (X) | GoogleNews | WhatsApp

O modelo tem como um de seus pontos altos o custo-benefício. O modelo da Bajaj é um dos mais equipados de sua faixa de cilindrada, trazendo em seu pacote itens como para-brisa, protetores de mão e de motor, spoiler, tomada USB, suporte para GPS e sissy bar para a garupa estão em seu pacote. Seu preço sugerido é de R$ 24.990.

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado