A Bajaj Auto, marca indiana e quinto maior construtor mundial de motocicletas, assumiu o controle total da austríaca KTM, elevando sua participação acionária para impressionantes 74,9% da marca. Este movimento estratégico consolida a presença da Bajaj no segmento premium europeu e redefine o futuro da engenharia e da produção global da KTM.

A operação foi desencadeada após a Bajaj injetar 800 milhões de euros na casa austríaca em março, e culminou com a aquisição dos 50,1% que ainda estavam na posse da Pierer Bajaj AG. Com a aprovação da União Europeia, o grupo indiano atingiu o controle majoritário, ultrapassando a marca crucial de 74,9%.
Transformação estrutural e nova liderança
Como resultado direto da aquisição, a KTM deixa de pertencer à Pierer Mobility AG. A detentora da marca austríaca assume a nova denominação social de Bajaj Mobility AG, uma alteração já aprovada em assembleia geral. Em contrapartida, a antiga Pierer Bajaj AG passa a ser conhecida como Bajaj Auto International Holdings AG.

Essa reestruturação profunda implica a saída de todos os representantes da Pierer Industrie AG. A nova estrutura gestora será reforçada por Pradeep Shrivastava, diretor da Bajaj Auto, e o advogado vienense Wolf Gordian Hauser, que assumirão posições de destaque para apoiar Dinesh Thapar e Srinivasan Ravikumar, já presentes na gestão do grupo.
O futuro da produção e o corte de custos
O controle total da Bajaj levanta imediatamente a questão anteriormente levantada pelo homem forte da Bajaj, Rajiv Bajaj: a possibilidade de deslocar parte da produção das motos austríacas para a Índia. Embora isso não seja uma realidade imediata, a capacidade da Bajaj sugere que é uma opção forte.

A fabricante indiana conta atualmente com um centro de R&D em Pune, Índia, com 1.500 engenheiros, além de dois centros de design na Espanha e na Tailândia e uma nova fábrica no Brasil. Presente em mais de 100 países, a Bajaj tem todos os argumentos necessários para avançar com o objetivo de cortar pela metade os custos de produção da KTM. Este corte é crucial, especialmente num momento em que a KTM tenta escoar o excedente de produção, que ultrapassava as 100.000 unidades em meados de 2025.
Impacto no esporte a motor
O envolvimento desportivo da KTM, uma marca com mais de 40 pilotos contratados em 2025 e presença oficial desde o MotoGP até o motocross na Europa e nos Estados Unidos, também pode ser afetado. As decisões estratégicas e os orçamentos de competição estarão agora sujeitos à visão e aos objetivos de longo prazo da Bajaj Mobility AG, o que pode redefinir o foco e a dimensão da presença da marca nas principais categorias globais. A aquisição marca, portanto, o fim de uma era e o início de um novo e complexo capítulo para a icónica marca laranja.