Em 2015, quatro amigos portugueses juntaram-se para montar uma fábrica de motocicletas, dando origem a Axiis. Alguns anos depois do início dessa parceria, eles preparam-se para lançar a Liion, primeira moto elétrica da empresa, modelo do estilo Supermoto que entrega 134 cv de potência e 73,4 kgf.m de torque.
“Apesar de já termos experiência na construção de motos adquiradas pelo MotoStudent, chegou um momento em que percebemos que a meta, inegavelmente, seria muito ambiciosa para os recursos e experiência que tínhamos”, diz Miguel Morgado, responsável pelo projeto.
“Decidimos então começar a fazer acessórios de motos nesse sentido, para que pudéssemos iniciar a construção de uma marca, além de ganhar experiência, assim como estrutura para construir o nosso sonho. Com um investimento de apenas 1.200 euros fomos crescendo organicamente com vendas dos nossos itens, até chegar ao ponto em que conseguimos montar o nosso próprio espaço produtivo para avançar com as motocicletas”, afirma.
Desse modo, em 2019 surgiram as primeiras informações sobre um projeto para uma moto elétrica. “Neste momento, passados quase 6 anos, temos uma pequena marca de acessórios, mas uma grande moto para mostrar ao público”, comenta Morgado.
Leia mais:
Crighton CR700W, a motocicleta com motor rotativo
Triumph avança de fase em projeto de moto elétrica
MOTOCICLISMO 289: veja os destaques da nova edição
Axiis Liion: Um ‘monstrinho’ em construção!
A Supermoto Axiis Liion promete mudar a concepção atual das motocicletas elétricas. De acordo com os fabricantes, a Liion foi feita para ser a melhor Supermoto no mercado. Este nicho é dominado pelas máquinas de motor a combustão. “Com 133kg (peso em ordem de marcha), 134 cv e 12 kWh de bateria (cerca de 250 km de autonomia em uso cotidiano) temos a melhor relação de potência/peso do que qualquer outra Supermoto”.
A motocicleta foi toda desenhada em Portugal. Em relação à pilotagem, a disponibilidade de torque com toda a certeza é algo que deixará qualquer piloto experiente com a adrenalina em alta. Dessa maneira, imagine 73,4 kgf.m disponíveis para você.
No entanto, se isso o deixou assustado, não tem com que se preocupar. A Liion é totalmente configurável em termos de potência. Dessa forma, ela pode ser ajustada em todos os níveis de condução. Isso permite que o piloto consiga evoluir com a moto.
O que vem a seguir? “Queremos avançar com a produção e para isso estamos neste momento à procura de parceiros para investimento”, finaliza Miguel Morgado.