A Aprilia introduziu um avanço pioneiro no mundo da MotoGP ao apresentar o spoiler traseiro no sua RS-GP, em 2022. Este conceito, originalmente concebido para competições, mostrou potencial para ser transferido também para motocicletas de estrada, conforme destacado por uma patente recente.
O documento descreve detalhadamente a combinação de asa traseira e spoiler, e destaca a possível aplicação em modelos de rua. Em geral, patentes puramente automobilísticas são raras, pois exigem a descrição do funcionamento e dos benefícios das inovações, o que não é ideal em um ambiente competitivo como a MotoGP.
No entanto, o registro da Aprilia parece ser um passo estratégico para proteger a ideia para uma possível implementação em motos comerciais.
LEIA MAIS:
Tecnologia patenteada pela Aprilia traz muitas vantagens
Os benefícios da asa traseira e do spoiler são relevantes: eles produzem uma força aerodinâmica que mantém a roda traseira no chão, especialmente durante frenagens intensas e ao entrar em curvas em alta velocidade, reduzindo o ressalto da roda de trás e melhorando a aderência.
A patente especifica que isto é particularmente eficaz na frenagem em descidas, em condições onde a moto pode atingir velocidades de cerca de 350 km/h.
Embora a Aprilia não compita atualmente na SBK devido a restrições de cilindrada do motor, a introdução de um design de asa traseira patenteado numa máquina de rua pode oferecer uma vantagem nas corridas de produção.
Vamos aguardar os próximos passos desta saga!