Depois de apresentar suas novas motos para 2023, a Honda segue revelando as evoluções dos seus scooters, e agora chegou a vez do Forza 125. Vale lembrar que a poucos dias, publicamos aqui tudo sobre o novo Forza 350 que já está disponível no Brasil. Se você perdeu, clique aqui para conferir.
O Honda GT Forza 125 ficou mais elegante e refinado, contando com um novo design e uma versão chamada de Special Edition para 2023. Dessa maneira, a carenagem frontal foi totalmente renovada e dá ao Forza 125 uma nova identidade, com sugestões de estilo retiradas diretamente do Honda Forza 750.
Acima de tudo, com um novo farol duplo de LEDs, a nova frente do scooter é a assinatura da atualização deste modelo. A saber, o painel de instrumentos redesenhado dispõe de mostradores analógicos e digitais.
Características do Honda Forza 150
Inegavelmente, o estilo e as funcionalidades se mantiveram. Nesse sentido, o para-brisas oferece 180 mm de regulagem elétrica, maximizando a liberdade e a proteção aerodinâmica. Do mesmo modo, uma entrada USB no porta-luvas fornece um ponto de carga, e a operação Smart Key adiciona mais conveniência à moto. Existe ainda espaço para dois capacetes integrais debaixo do banco.
Antes de mais nada, o motor eSP monocilíndrico SOHC de 4 válvulas e 125 cm³, que desenvolve 15 cv de potência e 1,3 kgf.m de torque para 161 kg em ordem de marcha, permanece inalterado.
Um dos objetivos originais da Forza 125 é que os reabastecimentos sejam realizados apenas realizados uma vez por semana para uma utilização normal. Ou seja, segundo a marca japonesa, a economia do motor eSP oferece quase 500 km de autonomia por cada tanque de 11,5 litros de combustível, graças ao consumo de 2,34 l/100 km (42,7 km/l) (em modo WMTC).
Dessa forma, uma nova tecnologia foi adicionada para aumentar a confiança do piloto em condições de chuva, chamada de o sistema de controle de tração variável (HSTC). Este elemento funciona em segundo plano gerindo subtilmente a tração da roda traseira.
Há também um indicador “T” que pisca no painel de instrumentos quando o sistema HSTC está reduzindo a patinagem da roda, lembrando que essa função pode ser desligada completamente.
Mais detalhes
O baixo peso do Forza 125, sendo 161 kg conforme citamos anteriormente, o torna fácil de pilotar, bem como de se estacionar. Os 1505 mm de distância entre eixos oferecem estabilidade e a geometria da direção de 26,5° de inclinação e 89 mm de eixo do trail garantem uma direção ágil.
A roda dianteira de 15 polegadas em alumínio fundido tem montado um pneu 120/70-15 e a traseira, com 14 polegadas, calça um pneu 140/70-14. Em relação à frenagem, na frente há um único disco de 256 mm, complementado atrás por outro monodisco, neste caso de 240 mm. Ambos possuem ABS.
O novo Forza 125 2023 estará disponível em 4 cores, sendo Cinzento Metalizado Mate Cynos, assim como o Cinzento Pérola Falcon, o Azul Pérola Mate Pacific e o Vermelho Metalizado Mate Carnelian.
Para os mais exigentes, o Forza 125 Special Edition apresenta uma pintura Cinzento Metalizado Mate Cynos e rodas vermelhas, banco costurado, molduras nos mostradores, bem como vários logotipos e demais detalhes. Também incluídos exclusivamente na versão Special Edition estão o descanso dos pés escurecidos para o passageiro e placas em aço inoxidável.
E você, o que achou deste novo scooter que chega ao mercado? Escreva sua opinião nos comentários!