Uma boa iluminação é fundamental para dar mais segurança ao motociclista, seja na cidade ou na estrada. Revisar a moto é fundamental para evitar perrengues. Por isso, o ideal é não ficar só no básico, vale ter precaução e fazer uma boa revisão.
Quando falamos de básico quer dizer que as revisões geralmente são feitas nos itens que todos conhecem, mas há aspectos importantes, que às vezes são negligenciados por desconhecimento ou porque passam despercebidos. Logicamente, todos os sistemas da moto devem ser verificados e testados: motor, relação, freios, suspensões e parte elétrica são fundamentais, mas, se vai viajar com garupa ou com carga, você deve se preocupar também com a possível variação na iluminação.
E o que a carga ou a garupa tem a ver com a iluminação? Tudo. Afinal mais peso sobre a traseira da moto faz a suspensão baixar e automaticamente o foco do farol subir o que invariavelmente vai atrapalhar o motorista à frente, além de limitar a iluminação.
Visitamos o Salão Duas Rodas com especialistas da Philips, que nos mostraram os tipos de lâmpadas que estão disponíveis no Brasil! Veja no vídeo abaixo:
Por isso a dica é, primeiro, fazer o ajuste SAG com piloto, garupa e, se possível, a bagagem também, pois isso vai deixar as suspensões com altura e rigidez adequada ao peso que será transportado.
Suspensões ajustadas, é hora de verificar e ajustar o farol da moto. Peça a ajuda de alguém para manter a moto reta e meça a altura do chão até o centro do farol, marque essa altura na parede que você vai iluminar com uma fita adesiva. Feito isso, afaste a moto de cinco a sete metros da parede e ilumine-a. O foco do farol deve estar aproximadamente 10% mais baixo que a marca da fita, de acordo com o manual de sua moto, acesse o local da regulagem e coloque o faixo de luz na medida, faça novamente a regulagem, desta vez sentado sobre a motocicleta e para sua viagem coloque também a garupa e refaça o segundo passo (afastado da parede).
Para melhorar a qualidade e o faixo de luz de sua moto, procure no catálogo da Philips a lâmpada de LED correspondente e faça a substituição – você vai se surpreender. Boa viagem!
Para mais informações acesse: philips.com.br/moto
Conteúdo Patrocinado / Philips