Por muito tempo a Kawasaki Vulcan 650 foi a única representante no Brasil entre as custom de média cilindrada. Até que a Royal Enfield lançou a Super Meteor 650, uma moto do mesmo segmento, porém de design clássico e bem mais acessível.

Com isso, a Kawasaki decidiu se mexer e trouxe a Eliminator 500 para dar combate à custom da Royal Enfield, que já é um sucesso de vendas.
Assim, listamos aqui as principais diferenças entre estas duas Kawasaki para você conhecê-las melhor tecnicamente.
Ergonomia

A Vulcan tem a posição de pilotagem custom raiz, com pedaleiras adiantadas, banco baixo, guidão elevado e corpo levemente inclinado à frente.
Em contrapartida, a Eliminator tem posição de pilotagem mais neutra, ao estilo naked, com pedaleiras centralizadas e guidão um pouco mais baixo.
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Além disso, para a garupa a Vulcan é bem mais amigável, embora o banco seja pequeno, ele não é totalmente reto, uma pequena saliência ajuda a manter o traseiro no lugar.

Ao contrário, na Eliminator além de menor, o formato do banco exige que o passageiro se segure no piloto para não ser ejetado da moto nas acelerações.

Quais são as diferenças na ciclística da Eliminator 500 e Vulcan 650?
Assim, a Kawasaki Vulcan 650 foi concebida com chassi perimetral em aço com suspensão dianteira de garfos convencionais de 41 mm de diâmetro e atrás um monoamortecedor posicionado lateralmente quase na horizontal.
O curso da suspensão dianteira é de 130 mm, enquanto na traseira é de 80 mm o único recurso de ajuste é na pré-carga da mola do amortecedor traseiro.
Suas rodas são de aro 18 polegadas na dianteira e 17 na traseira vestindo pneus nas medidas 120/70 e 160/60 respectivamente.

Por sua vez, a Kawasaki Eliminator 500 tem chassi de treliça tubular em aço e suas suspensões têm bengalas convencionais de 41 mm na dianteira é atrás o conjunto é biamortecido.
As suspensões da Eliminator também têm bengalas convencionais na frente, mas atrás o trabalho de amortecimento é feito por dois amortecedores sem regulagens.
Porém, sua suspensão dianteira tem 120 mm de curso (10 mm a menos) e a traseira 90 mm (10 mm a mais) do que na Kawasaki Vulcan.

Motores
Quais são as diferenças de motor entre Eliminator 500 e Vulcan 650?
Ambas as motos da Kawasaki têm motor bicilíndrico paralelo de refrigeração líquida e oito válvulas com comando DOHC. Compare as diferenças entre eles:
Eliminator 500 | Vulcan 650 | |
Cilindrada | 451 cm³ | 649 cm³ |
Potência | 51 cv a 10.000 rpm | 61 cv a 7.500 rpm |
Torque | 4,3 kgf.m a 7.500 rpm | 6,4 kgf.m a 6.600 rpm |
Diâmetro x curso | 70 x 58,6 mm | 83 x 60 mm |
Taxa de compressão | 11,3:1 | 10,8:1 |
Corpo de injeção | Ø 32 mm x 2 | Ø 38 mm x 2 |
Comportamento
Como você pode observar na tabela, a Kawasaki Eliminator tem um motor que gira mais, assim ele pede mais giros para desempenhar com desenvoltura.

Por sua vez, o motor da Kawasaki Vulcan precisa de menos giros para responder, assim se comporta com melhor pegada em baixa e média rotações, fazendo você sentir a pegada ao giro do acelerador mais de imediato.
Essas duas motos custom da Kawasaki, apesar do temperamento diferente, entregam bom desempenho e boa dose de emoção.
Mercado
Se a chegada da Super Meteor colocou a Kawasaki Vulcan em outro patamar de preço, descolando-a da concorrência direta, por sua vez, a Eliminator oferece desempenho mais emocionante, digamos, cobrando pouco a mais por isso.
A Eliminator 500 é a opção mais acessível, por R$ 41.490 (+ frete), já a Vulcan sai por R$ 52.420 (+ frete). Por seu lado, a Super Meteor 650 parte de R$ 34.990 (frete incluso).
Em contrapartida, os emplacamentos mostram que a custom da Royal caiu no gosto do consumidor e emplaca mais, em julho foram licenciadas 639 unidades da Super Meteor 650, contra 97 da Kawasaki Eliminator 500.
Certamente a diferença não é mera questão de preço, parece que o design clássico também joga a favor da Royal Enfield.