Testes Kawasaki

Comparativo Kawasaki Eliminator 500 e Vulcan 650. Tecnologia e preços

  • Publicado: 22/08/2025
  • 4 Minutos de leitura

Por muito tempo a Kawasaki Vulcan 650 foi a única representante no Brasil entre as custom de média cilindrada. Até que a Royal Enfield lançou a Super Meteor 650, uma moto do mesmo segmento, porém de design clássico e bem mais acessível.

Kawasaki Eliminator 500 e Vulcan 650
A Eliminator 500 chegou para dar combate à Royal Enfield Super Meteor (Foto: Gustavo Epifanio)

Com isso, a Kawasaki decidiu se mexer e trouxe a Eliminator 500 para dar combate à custom da Royal Enfield, que já é um sucesso de vendas.

Assim, listamos aqui as principais diferenças entre estas duas Kawasaki para você conhecê-las melhor tecnicamente.

Ergonomia

Kawasaki Eliminator 500 e Vulcan 650
Entre as diferenças, a ergonomia é uma das principais características (Foto: Gustavo Epifanio)

A Vulcan tem a posição de pilotagem custom raiz, com pedaleiras adiantadas, banco baixo, guidão elevado e corpo levemente inclinado à frente.

Em contrapartida, a Eliminator tem posição de pilotagem mais neutra, ao estilo naked, com pedaleiras centralizadas e guidão um pouco mais baixo.

LEIA MAIS: Lista: as 20 motos mais vendidas no Brasil em julho de 2025

Além disso, para a garupa a Vulcan é bem mais amigável, embora o banco seja pequeno, ele não é totalmente reto, uma pequena saliência ajuda a manter o traseiro no lugar.

Kawasaki Eliminator 500 e Vulcan 650
A Vulcan 650 oferece mais conforto para a garupa (Foto: Gustavo Epifanio)

Ao contrário, na Eliminator além de menor, o formato do banco exige que o passageiro se segure no piloto para não ser ejetado da moto nas acelerações.

Kawasaki Eliminator 500 e Vulcan 650
A garupa na Eliminator tem que se segurar no piloto para não ser ejetado (Foto: Gustavo Epifanio)

Quais são as diferenças na ciclística da Eliminator 500 e Vulcan 650?

Assim, a Kawasaki Vulcan 650 foi concebida com chassi perimetral em aço com suspensão dianteira de garfos convencionais de 41 mm de diâmetro e atrás um monoamortecedor posicionado lateralmente quase na horizontal.

O curso da suspensão dianteira é de 130 mm, enquanto na traseira é de 80 mm o único recurso de ajuste é na pré-carga da mola do amortecedor traseiro.

Suas rodas são de aro 18 polegadas na dianteira e 17 na traseira vestindo pneus nas medidas 120/70 e 160/60 respectivamente.

Kawasaki Eliminator 500 e Vulcan 650
A Vulcan tem boa desenvoltura em estradas sinuosas (Foto: Gustavo Epifanio)

Por sua vez, a Kawasaki Eliminator 500 tem chassi de treliça tubular em aço e suas suspensões têm bengalas convencionais de 41 mm na dianteira é atrás o conjunto é biamortecido.

As suspensões da Eliminator também têm bengalas convencionais na frente, mas atrás o trabalho de amortecimento é feito por dois amortecedores sem regulagens.

Porém, sua suspensão dianteira tem 120 mm de curso (10 mm a menos) e a traseira 90 mm (10 mm a mais) do que na Kawasaki Vulcan.

Kawasaki Eliminator 500 e Vulcan 650
A Eliminator oferece um pouco mais de esportividade ns curvas (Foto: Gustavo Epifanio)

Motores

Quais são as diferenças de motor entre Eliminator 500 e Vulcan 650?

Ambas as motos da Kawasaki têm motor bicilíndrico paralelo de refrigeração líquida e oito válvulas com comando DOHC. Compare as diferenças entre eles:

 Eliminator 500Vulcan 650
Cilindrada451 cm³649 cm³
Potência51 cv a 10.000 rpm61 cv a 7.500 rpm
Torque4,3 kgf.m a 7.500 rpm6,4 kgf.m a 6.600 rpm
Diâmetro x curso70 x 58,6 mm83 x 60 mm
Taxa de compressão11,3:110,8:1
Corpo de injeçãoØ 32 mm x 2Ø 38 mm x 2

Comportamento

Como você pode observar na tabela, a Kawasaki Eliminator tem um motor que gira mais, assim ele pede mais giros para desempenhar com desenvoltura.

Kawasaki Eliminator 500 e Vulcan 650
Eliminator tem o bicilíndrico que equipa Ninja 500 e Z500 (Foto: Gustavo Epifanio)

Por sua vez, o motor da Kawasaki Vulcan precisa de menos giros para responder, assim se comporta com melhor pegada em baixa e média rotações, fazendo você sentir a pegada ao giro do acelerador mais de imediato.

Essas duas motos custom da Kawasaki, apesar do temperamento diferente, entregam bom desempenho e boa dose de emoção.

Mercado

Se a chegada da Super Meteor colocou a Kawasaki Vulcan em outro patamar de preço, descolando-a da concorrência direta, por sua vez, a Eliminator oferece desempenho mais emocionante, digamos, cobrando pouco a mais por isso.

A Eliminator 500 é a opção mais acessível, por R$ 41.490 (+ frete), já a Vulcan sai por R$ 52.420 (+ frete). Por seu lado, a Super Meteor 650 parte de R$ 34.990 (frete incluso).

Em contrapartida, os emplacamentos mostram que a custom da Royal caiu no gosto do consumidor e emplaca mais, em julho foram licenciadas 639 unidades da Super Meteor 650, contra 97 da Kawasaki Eliminator 500.

Certamente a diferença não é mera questão de preço, parece que o design clássico também joga a favor da Royal Enfield.

Compartilhe nas redes sociais


Deixe seu Comentário

Notícias relacionadas

Conteúdo Recomendado