Está em dúvidas? Vamos tentar te ajudar a decidir entre Honda XR 300L Tornado ou XRE 300 Sahara. Confira este comparativo e entenda qual delas comprar para atender melhor as suas necessidades!
Proposta de Tornado e Sahara
Primeiramente vamos deixar claro que isso é uma opinião pessoal pois andei bastante nas duas motos por esses dias.
A diferença de preço não deve ser um fator de decisão pois, a diferença da única versão da Tornado, para a versão Standard da Sahara, pelo menos no preço sugerido no site da marca, sem frete e impostos, da menos de R$ 500.
A Tornado deixa claro que o DNA é mais fora de estrada, pois tem para-lama alto, carenagem pequena envolvendo o painel, e banco mais reto.
Já a Sahara, com uma carenagem maior que envolve as pernas do piloto mantem o painel fixo, banco mais confortável, para-lama baixo e opção de carenagem mais alta, mostra que ela tem um viés mais estradeiro.
Elas vem com Full LED, porém, um diferencial da Sahara é a porta USB-C que, não sei porque (na verdade sei), ficou fora da Tornado. Mas é fácil de resolver.
As duas fazem o mesmo, mas de um jeito diferente
Tanto Tornado como Sahara podem ser usadas da mesma forma, pois elas aceitam bem qualquer desafio, a diferença é, na prática, o conforto.
A Tornado tem o assento mais alto que a Sahara, algo em torno de 3 cm, contudo, não tem os ajustes de pré carga na suspensão traseira.
Esses pontos podem fazer diferença se você irá usar com garupa ou não, pois o ajuste é justamente para melhorar a vida do garupa e seu farol não iluminar a copa das árvores a noite.
A posição de pilotagem da Sahara é mais confortável que a Tornado na estrada, pois as carenagens protegem mais o piloto, contudo, no uso urbano, o vento que passa na Tornado ajuda mais a refrescar.
A Tornado é mais “limpa”que a Sahara, se estiver fazendo algo mais “abusadinho” as consequências com a Sahara podem ser mais “doídas” ($$), se é que me entende.
Qual anda mais Tornado ou Sahara?
Difícil responder isso pois são bem parecidas, a grande diferença será o peso do piloto. Contudo, a diferença que aparecer, é muito pequena a ponto de ser decisiva, elas vão bem na estrada a 110/120km/h.
As duas são flex e, na gasolina a Sahara tem 24,8cv a 7.500 rpm contra 24,3cv da Tornado, contudo, o torque é igual. Já as resposta no acelerador, a Tornado é pouca coisa mais esperta.
O bagageiro da Sahara faz diferença se o objetivo for carregar algo constantemente pois, a Tornado quando acaba o banco, vem o para-lama direto.
As duas desenvolvem praticamente a mesma velocidade, a diferença é pouca, contudo, se for pegar estrada, a versão Adventure da Sahara pode ajudar no conforto, pois vem com parabrisa mais alto.
Peso, Suspensão e outros
A Sahara é 4kg mais pesada que a Tornado, com 147kg de peso contra 143kg da Tornado – (aí pode dar diferença de velocidade). As duas carregam os mesmo 13,8 litros de combustível, contudo, a Tornado tem uma reserva maior, 3,7 litros contra 2,6 litros da Sahara.
O conjunto de suspensão de ambas, são pouca coisa diferente em curso e regulagem, a Tornado obviamente devido a proposta, tem um curso um pouco maior e mais rígido. Os freios, aros e pneus são os mesmos, mas, a distância entre eixos é 4cm mais longa na Tornado.
Minha conclusão é que…
Vai rodar sozinho na cidade? Escolha a Tornado. Contudo, se for levar garupa, vá de Sahara, pois o conforto faz diferença.
Se for usar na cidade e na estrada: Sahara, com ou sem garupa.
Se for só para viajar na estrada, vá de Sahara. Já se você gosta de uns rolês mais aventureiros sem garupa? Escolha a Tornado. Se colocou garupa, vai de Sahara.
Por fim, se quiser uma moto de trilha emplacada: vá de Tornado, é só trocar os pneus.
Meu veredicto: eu iria de Tornado pois, ando sempre sozinho, não sou de acelerar muito. Trafegar entre 100/110km/h está ótimo.
LEIA MAIS: Aceleramos a nova Honda XR 300L Tornado: diferenças em relação à Sahara
Devido ao meu gosto pelo off-road, sempre que aparece uma oportunidade, busco caminhos alternativos, trilhas e outros desafios.
O fato da Tornado ser mais “limpa” de carenagens, me agrada mais e, dos 750 aproximados que rodei com cada uma delas, entre rodovias, cidade e estrada de terra, não vi diferenças que justificassem eu escolher a Sahara.
Se fizesse uma viagem mais longa, iria de Sahara, pois ela tem diferença de ciclística para Tornado, em suma, me daria mais conforto em muitos dias de viagem.
O importante é ter consciência que não dá para ter tudo, ganha-se aqui, deixa de ganhar ali, e segue o baile com qualquer uma das duas.