Não é de hoje que nomes consagrados do passado ressurgem em produtos novos e atualizados. A Honda fez isso com a linha CB 500.
Assim surgem a CB 500 Hornet e NX 500, que assumem respectivamente o conceito de streetfighter e de moto aventureira.

CB 500F agora é CB 500 Hornet e CB 500X assume a sigla NX 500
Um dos nomes de maior sucesso da Honda sem dúvida é Hornet que a marca da asa relança agora com uma família que terá três representantes. Sendo elas:
- CB 500 Hornet;
- CB 750 Hornet;
- CB 1000 Hornet.
Por sua vez, a nomenclatura NX também é tradicional na Honda, porém nas motos de perfil mais aventureiro da marca e ressurge com a NX 500.
Mudanças no design Hornet
Sendo assim, a menor das Hornet ganhou desenho mais agressivo, o formato do farol em LED agora é mais vertical e a carenagem que o circunda está mais afilada e esguia.

Uma entrada de ar entre o farol e a carenagem direciona o fluxo para ajudar na alimentação do motor. As abas laterais também ganharam forma mais agressiva.
Os engenheiros estreitaram a parte da frente do banco junto ao tanque para melhorar o encaixe das pernas favorecendo a ergonomia.
Além do farol remodelado em LED, a lanterna traseira embutida à rabeta ficou muito bonita e também tem a tecnologia LED.

Como é a NX 500?
Por sua vez, a NX 500 também ficou com desenho mais agressivo e imponente. Linhas retas e ângulos marcam bem a carenagem frontal da moto.
Assim como na Hornet, o frontal foi concebido para melhorar o fluxo de ar da moto e assim otimizar a refrigeração do motor.

O farol é compartilhado entre os dois modelos e a NX recebeu novo para-brisa, mais alto e com recorte para ventilação do piloto. Ela também tem o banco mais estreito na parte frontal junto ao tanque como na Hornet.
Mudanças técnicas em comum
As maiores mudanças técnicas nos dois modelos foram:
- Controle de tração comutável;
- Novas rodas com discos de freio acoplados diretamente à elas rodas (deixando conjunto mais leve);
- Painel em TFT colorido com ajuste automático de acordo com a luminosidade e três tipos de layout das informações;
- Novos punhos com joystick no esquerdo para acessar as informações e ajustes;
- Banco mais estreito.
Como é andar com a CB 500 Hornet?

A nova Hornet mantém as boas características dinâmicas da CB 500F de um conjunto leve e bastante ágil no trânsito urbano é muito divertido na estrada.
Agora a ergonomia foi melhorada e o encaixe das pernas no tanque está mais fácil e dá maior estabilidade para o piloto, principalmente na tocada esportiva.
As suspensões comprovam seu caráter voltado à esportividade, com a firmeza necessária para a diversão contornando curvas, por sua vez transmite um pouco do seu movimento para o corpo do piloto.
O motor de 2 cilindros paralelos e 471 cm³ tem respostas espertas e o bom torque permite rodar com menos trocas de marcha no tráfego o que é sempre bem-vindo para o conforto.

O sistema de freios é superdimensionado e as duas pinças radiais de 4 pistões têm potência de sobra na mordida e muito bom tato. A Assistência do ABS é nas duas rodas.
Como é andar com a NX 500?
Assim como na Hornet, o banco mais estreito permitiu melhor encaixe no cockpit e a posição de pilotagem continua muito relaxada e confortável.
A diminuição no peso das rodas ajudou a NX a ganhar ainda mais agilidade nas mudanças de direção.
Some a isso o bom curso das suspensões e você tem um nível de conforto ainda maior que na versão 500X.
Por sua vez, o motor segue a pegada da Hornet, com respostas bastante rápidas e velocidade final próxima aos 170 km/h.
Apesar de a NX 500 não ter as pinças radiais da irmã asfáltica, o sistema também é bastante pegajoso e permite excelentes frenagens.
Qual é o preço da Honda CB 500 Hornet?
A nova 500 Hornet tem preço sugerido de R$ 43.040 (+frete de sua região).
Qual é o preço da Honda NX 500?
Por sua vez, a NX 500 tem preço sugerido de R$ 45.800 (+frete de sua região).
Sem dúvida as duas ficaram mais bonitas e agressivas no visual e melhoraram na dinâmica, assim merecem um test ride,