Testes Honda

Novos conceitos norteiam as mudanças da família CB 500 com a Hornet e NX 500

  • Publicado: 19/07/2025
  • 4 Minutos de leitura

Não é de hoje que nomes consagrados do passado ressurgem em produtos novos e atualizados. A Honda fez isso com a linha CB 500.

Assim surgem a CB 500 Hornet e NX 500, que assumem respectivamente o conceito de streetfighter e de moto aventureira.

CB-500-HORNET-E-NX-500

CB 500F agora é CB 500 Hornet e CB 500X assume a sigla NX 500

Um dos nomes de maior sucesso da Honda sem dúvida é Hornet que a marca da asa relança agora com uma família que terá três representantes. Sendo elas:

  • CB 500 Hornet;
  • CB 750 Hornet;
  • CB 1000 Hornet.

Por sua vez, a nomenclatura NX também é tradicional na Honda, porém nas motos de perfil mais aventureiro da marca e ressurge com a NX 500.

Mudanças no design Hornet

Sendo assim, a menor das Hornet ganhou desenho mais agressivo, o formato do farol em LED agora é mais vertical e a carenagem que o circunda está mais afilada e esguia.

CB-500-HORNET-E-NX-500
Tanto a Hornet, quanto a NX, ficarm com o desenho mais agressivo. (Foto: Ismael Baubeta)

Uma entrada de ar entre o farol e a carenagem direciona o fluxo para ajudar na alimentação do motor. As abas laterais também ganharam forma mais agressiva.

Os engenheiros estreitaram a parte da frente do banco junto ao tanque para melhorar o encaixe das pernas favorecendo a ergonomia.

Além do farol remodelado em LED, a lanterna traseira embutida à rabeta ficou muito bonita e também tem a tecnologia LED.

CB-500-HORNET-E-NX-500
Assim como o farol, a lanterna traseira é compartilhada. Embutida sob a rabeta ficou muito bonita.

Como é a NX 500?

Por sua vez, a NX 500 também ficou com desenho mais agressivo e imponente. Linhas retas e ângulos marcam bem a carenagem frontal da moto.

Assim como na Hornet, o frontal foi concebido para melhorar o fluxo de ar da moto e assim otimizar a refrigeração do motor.

NX 500

O farol é compartilhado entre os dois modelos e a NX recebeu novo para-brisa, mais alto e com recorte para ventilação do piloto. Ela também tem o banco mais estreito na parte frontal junto ao tanque como na Hornet.

Mudanças técnicas em comum

As maiores mudanças técnicas nos dois modelos foram:

  • Controle de tração comutável;
  • Novas rodas com discos de freio acoplados diretamente à elas rodas (deixando conjunto mais leve);
  • Painel em TFT colorido com ajuste automático de acordo com a luminosidade e três tipos de layout das informações;
  • Novos punhos com joystick no esquerdo para acessar as informações e ajustes;
  • Banco mais estreito.

Como é andar com a CB 500 Hornet?

CB 500 HORNET E NX 500
As rodas ganharam novo desenho e estão mais leves (Foto: Ismael Baubeta)

A nova Hornet mantém as boas características dinâmicas da CB 500F de um conjunto leve e bastante ágil no trânsito urbano é muito divertido na estrada.

Agora a ergonomia foi melhorada e o encaixe das pernas no tanque está mais fácil e dá maior estabilidade para o piloto, principalmente na tocada esportiva.

As suspensões comprovam seu caráter voltado à esportividade, com a firmeza necessária para a diversão contornando curvas, por sua vez transmite um pouco do seu movimento para o corpo do piloto.

O motor de 2 cilindros paralelos e 471 cm³ tem respostas espertas e o bom torque permite rodar com menos trocas de marcha no tráfego o que é sempre bem-vindo para o conforto.

CB 500 HORNET E NX 500

O sistema de freios é superdimensionado e as duas pinças radiais de 4 pistões têm potência de sobra na mordida e muito bom tato. A Assistência do ABS é nas duas rodas.

Como é andar com a NX 500?

Assim como na Hornet, o banco mais estreito permitiu melhor encaixe no cockpit e a posição de pilotagem continua muito relaxada e confortável.

A diminuição no peso das rodas ajudou a NX a ganhar ainda mais agilidade nas mudanças de direção.

Some a isso o bom curso das suspensões e você tem um nível de conforto ainda maior que na versão 500X.

Por sua vez, o motor segue a pegada da Hornet, com respostas bastante rápidas e velocidade final próxima aos 170 km/h.

Apesar de a NX 500 não ter as pinças radiais da irmã asfáltica, o sistema também é bastante pegajoso e permite excelentes frenagens.

Qual é o preço da Honda CB 500 Hornet?

A nova 500 Hornet tem preço sugerido de R$ 43.040 (+frete de sua região).

Qual é o preço da Honda NX 500?

Por sua vez, a NX 500 tem preço sugerido de R$ 45.800 (+frete de sua região).

Sem dúvida as duas ficaram mais bonitas e agressivas no visual e melhoraram na dinâmica, assim merecem um test ride,

Compartilhe nas redes sociais


Deixe seu Comentário

Notícias relacionadas

Conteúdo Recomendado