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Africa Twin encara Himalaia com pneus Metzeler Karoo 4

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 15/10/2024
  • Por: Trinity Ronzella

Seis motos Honda Africa Twin rodaram no Himalaia a mais de 5.500 metros de altitude!

Bem vindo ao passo mais alto do mundo possível de cruzar com veículo motorizado.
Foto: Divulgação

Em um teste desafiador, por causa de condições difíceis do lugar e as rotas desafiadoras, as Africa Twin que participaram desta aventura rodaram pouco mais de 300km em 8h04m14s. Equipadas com pneus Metzeler Karoo 4, os motociclistas puderam experimentar o desempenho dos pneus em ambiente desafiador.

Tudo aconteceu na região de Ladaque , na Índia, onde passaram por 4 rotas de Africa Twin no Himalaia, somando pouco mais de 300km. Seguindo um roteiro misto de off-road e asfalto, permaneceram constantemente a 4.500 metros acima do nível do mar, passando pelas rotas de Tsaga La, Photi La, Umling La e Nurbu La, com um tempo inacreditável pelas condições.

Os desafios não foram pequenos para moto e piloto. Foto: Divulgação

A equipe que rodou de Africa Twin no Himalaia

A equipe composta por Carlo Fiorani (Honda), Salvo Pennisi (Metzeler), os jornalistas Thorsten Dentges (Motorrad) e Carlo Pettinato (Due Ruote), assim como a pilota Francesca Gasperi e o medalhista olímpico, e criador de conteúdo Marco Aurelio Fontana.

“As Africa Twin se comportaram bem, apesar das altitudes que alcançaram, e sua facilidade de controle e potência nos permitiram ser rápidos, mas extremamente seguros, tanto dentro quanto fora da estrada.” – declarou Carlo Fiorani, da Honda Itália.

Salvatore Pennisi, Diretor de Testes e Relações Técnicas da Metzeler, endossa que este feito reforça a parceria de longa data entre as marcas: “A rota provou ser um campo de testes excepcional para as motos e os pneus, mais uma vez confirmando uma combinação que é absolutamente vencedora. Nas versões de 19 e 21 polegadas, a combinação da Honda Africa Twin e os pneus Metzeler Karoo 4 mostrou desempenho de referência no segmento de viagens de aventura, em rápido crescimento. Off-road ou asfalto, seco ou molhado, nos desfrutamos da interação e do equilíbrio perfeitos entre moto e pneus em todas as condições. Além da experiência técnica, havia também o aspecto humano, com companheiros maravilhosos, grandes pilotos e amigos”.

Paisagens incríveis e clima variado deram o tempero na aventura – Foto:©Fabio Fiorani/Sintesi

Photo © Fabio Fiorani/Sintesi

Pneus usados nas Africas

As Africas usadas foram os modelos que ainda não chegaram ao Brasil , pois a  Africa Twin Adventure Sports vem com aro 19 na dianteira e ambas com rodas raiadas sem câmara.

Estavam equipadas com pneus Metzeler Karoo 4 150/70 R18 M/C 70T M+S TL e  90/90-21 M/C 54T M+S TL e (110/80-19 M/C 59T M+S TL) respectivamente, utilizando escapamentos SC-Project.

Metzeler Karoo 4 na Africa Twin- Foto: Divulgação

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A aventura no Himalaia

A aventura teve início no Lago Pangong, muito perto da fronteira com a China, pela rota Tsaga La que, depois de 70km de trilha suave e arenosa foi rapidamente concluída.

O grupo seguiu em direção à segunda rota, Photi La. Em suma percorreram uma estrada de montanha estreita e sinuosa, com asfalto ruim em alguns trechos. 

Motos e pilotos superaram o desafio com Africa Twin no Himalaia. Foto: Divulgação

Acima dos 5.000 metros, motos e pilotos sentiram a altitude, contudo não ofereceu risco graças à preparação física da equipe e, ao sistema de injeção de combustível das Africa Twin. 

A próxima rota foi a exigente Umling La. Ela fica a quase 5.900 metros acima do nível do mar, pois é atualmente a rota mais alta do mundo que pode ser alcançada por um veículo. 

Seguindo o desafio, os motociclistas desceram até Nurbula, também a mais de 5.000 metros, pois era a última etapa desse desafio em alta altitude.

Além da altitude, temperatura e clima, tinham que cruzar rios. Foto: © Fabio Fiorani/Sintesi

Resultado final da Africa Twin no Himalaia

Todos ficaram satisfeitos ao ver, ao final da aventura, o cronômetro parar com 8 horas, 4 minutos e 14 segundos. Em suma, um resultado incrível, considerando as condições e características desta rota de alta montanha e também, o tamanho das motocicletas.

Os pneus Karoo 4 foram exigidos ao extremo. Foto: Divulgação

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